Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Regularização Fundiária da prefeitura de Porto Velho é destaque nacional


 
O maior programa de Regularização Fundiária do país, realizado pela Prefeitura de Porto Velho, foi destaque na “Voz do Brasil” nesta terça feira (9). O secretário Ian Kleber Cerqueira (Semur) foi entrevistado ao vivo pela repórter Luciana de Vasconcelos e falou dos benefícios para a população carente. Ele também destacou a parceria com o Governo Federal, através do programa Terra Legal, que transferiu para o município as áreas onde estão localizados os bairros Jardim Santana e Socialista, na zona Leste.

Pela manhã, acompanhada de Ian Kleber e sua equipe, a repórter Luciana Vasconcelos visitou os bairros beneficiados e também produziu matéria para a TV NBR, um canal exclusivo do Governo Federal. “Isso é o reconhecimento de um compromisso assumido pelo prefeito Roberto Sobrinho e os servidores da Semur. É o alcance nacional de um trabalho modelo e copiado por outros Estados”, argumentou.

A editora do jornal da NBR ficou impressionada com o trabalho desenvolvido pela prefeitura. “É um projeto muito importante e que trás muitos benefícios para os moradores, principalmente a segurança de serem donos dos seus lotes de fato e de direito”, enfatizou Luciana Vasconcelos.

Ian Kleber ressaltou, que a ação do Terra Legal, veio beneficiar diretamente cerca de cinco mil moradores daquelas áreas, os quais agora terão o título definitivo de seus lotes urbanos. A prefeitura, através da Secretaria de Regularização Fundiária (Semur), já encaminhou os cadastros dos habitantes do Jardim Santana para o cartório. “Em breve estaremos entregando as escrituras para os 2.174 moradores do bairro”, comemora. Posteriormente, será a vez dos moradores do Socialista que irão receber seus documentos.

 

Outros benefícios

Além das pessoas que já habitavam o Jardim Santana, o Terra Legal possibilitou que a prefeitura assentasse mais 400 famílias na área. O município também está ampliando os serviços de saúde, educação e moradias no local. O secretário da Semur informou que 90% das casas construídas pelo projeto Minha Casa Minha Vida, para pessoas que ganham até três salários mínimos estão sendo erguidas na região”, concluiu.
 

Modelo

O prefeito do município Novo Horizonte (RO), Nadelson de Carvalho, esteve em Porto Velho nesta terça feira para conhecer o programa de regularização fundiária da prefeitura da capital rondoniense. No próximo dia 19 de novembro, Carvalho receberá do Governo Federal o título da área onde está localizado o município, num total de 843 quilômetros quadrados. A solenidade será no próprio município que atualmente tem 10.500 habitantes e foi criado em 1.992. “É um sonho realizado e que há muito tempo esperávamos se concretizar”, disse.

O Terra Legal é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é legalizar todas as terras da união que estão ocupadas e são passíveis de regularização. O programa vai atuar em 400 municípios na Amazônia Legal (regiões urbanas), numa área de quase 60 milhões de hectares.

Fonte:  Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)