Quarta-feira, 11 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Regulamentação de serviço de transporte de passageiros por motoaplicativos é aprovada

Proposta foi votada durante sessão ordinária de terça-feira, 13.


Plenário contou com a participação de representantes da categoria (Foto: Antônio Lucas | ALE/RO) - Gente de Opinião
Plenário contou com a participação de representantes da categoria (Foto: Antônio Lucas | ALE/RO)

O Projeto de Lei (PL) 592/2024, que regulamenta o serviço de transporte de passageiros por aplicativo prestado por motocicletas no âmbito do Estado de Rondônia, foi aprovado pelos deputados estaduais na terça-feira (13), durante sessão ordinária no Plenário de Deliberações da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).

De autoria do deputado estadual Jesuíno Boabaid (PSD), a proposta tem como objetivo garantir a segurança dos usuários, estabelecendo requisitos mínimos para a prestação do serviço, como a obrigatoriedade de fornecer equipamentos de proteção aos passageiros, sem ônus adicional.

Na justificativa, o parlamentar esclarece que o projeto estabelece que qualquer aplicativo de transporte poderá oferecer o serviço utilizando motocicletas, sem a necessidade de cadastros especiais ou licenças adicionais junto a órgãos públicos municipais ou estaduais. Desta forma, busca-se simplificar os processos burocráticos, promovendo a inovação e concorrência no setor.

Entre as principais disposições do projeto, destaca-se a obrigatoriedade do motorista de aplicativo fornecer capacetes e outros itens de segurança para os passageiros, sem custo adicional, além de serviço ser limitado às áreas urbanas, com proibição de operação em rodovias, garantindo assim maior segurança para os usuários.

A proposta também prevê ainda que as concessionárias de motocicletas em Rondônia possam facilitar a aquisição de motos, peças e equipamentos para profissionais que atuam nesse segmento, promovendo assim o desenvolvimento econômico local.

Segundo o parlamentar, a aprovação do projeto concilia as necessidades de mobilidade urbana da população com a regulamentação do serviço de transporte de passageiros por meio de motocicletas, visando garantir segurança, eficiência e acesso igualitário aos meios de transporte.

O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes e segue para sanção governamental.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes Participa da Inauguração da Nova Sede da AMA-RO e Reafirma Compromisso com Famílias Atípicas

Cristiane Lopes Participa da Inauguração da Nova Sede da AMA-RO e Reafirma Compromisso com Famílias Atípicas

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) marcou presença na inauguração da nova sede da Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia

Lula defende reconstrução da BR 319, que corta a Amazônia

Lula defende reconstrução da BR 319, que corta a Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu, nesta terça-feira (10), a retomar as negociações para a reconstrução da BR 319, que liga Manaus

CCJR discute projeto sobre atendimento psicológico às vítimas de abuso sexual

CCJR discute projeto sobre atendimento psicológico às vítimas de abuso sexual

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (10).

Deputado Thiago Flores assina coautoria de pedido de impeachment contra o Ministro Alexandre de Moraes

Deputado Thiago Flores assina coautoria de pedido de impeachment contra o Ministro Alexandre de Moraes

O Deputado Federal Thiago Flores (Republicanos) assinou, nesta segunda-feira (9), como coautor da denúncia e pedido de impeachment contra o Ministro

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)