Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Regime Especial de Salários-REPIS é apresentado à imprensa


Com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Conselho Regional de Contabilidade-CRC, do Sindicato das Empresas de Contabilidade, O SESCAP, e da imprensa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio apresentou, nesta quarta-feira, o Regime Especial de Piso Salarial-REPIS, que se destina a beneficiar as micro e pequenas empresas, 85% do contingente ativo das empresas do Estado, na aplicação dos salários dos comerciários.  Vale ressaltar que, como fruto da Convenção 2014/2015 já acertada, Regime Especial de Salários-REPIS é apresentado à imprensa - Gente de Opiniãoo novo piso salarial para as empresas sediadas no interior do Estado será de R$ 815,00 para os trabalhadores de empresas que possuem acima de 10 funcionários e de R$ 755,00 para os estabelecimentos enquadrados na Lei nº 123/06, que criou o Simples Nacional, e que possuam até 10 empregados, desde que façam adesão ao REPIS, o que resulta num percentual de 7% de reposição salarial.

Inovação beneficia às micros e pequenas empresas

O Presidente Raniery Araújo Coelho, destacou o fato de que a iniciativa é pioneira em todo o País, sendo que apenas o Estado de São Paulo já implantou modelo similar e várias federações dos outros estados estão procurando a Fecomércio para também implantarem o sistema. Na ocasião ressaltou e agradeceu as parcerias da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego, do Conselho Regional de Contabilidade e do SESCAP que deram todo o apoio à iniciativa. Destacando a importância do REPIS lembrou que o programa, por enquanto, beneficia apenas o interior e que a capital somente poderá usufruir de seus benefícios depois da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 que definirá o piso da categoria para Porto Velho.

Todo o processo que permite as empresas serem beneficiadas foi exposto e detalhado na coletiva pelo Superintendente da entidade, Rubens Nascimento, que explicou como funciona, a forma, a importância e como aderir e obter o certificado de participação, bem como as vantagens que o empregador possui em aderir ao programa. 

Na ocasião também fizeram uso da palavra o presidente da SESCAP, José Claúdio Ferreira Gomes, que parabenizou a Fecomércio pela inovação hipotecando seu apoio e a parceria que tem sido efetiva para apoiar os empresários estaduais. Também a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Vilma Fátima Mendes, elogiou a ação reafirmando que era por ações similares que sempre a entidade acreditava e apoiava numa retribuição ao apoio que sempre teve nas suas ações e que isto criava uma  sinergia de sucesso. Por fim parabenizou a iniciativa do REPIS como um grande passo para apoiar o crescimento e o sucesso dos pequenos empresários.  Já a Superintendente Substituta do Ministério do Trabalho e Emprego, Maria Alzinete de Jesus e Silva, afirmou que a SRTE sempre se situou como parceira das ações que engrandeçam e contribuam para o crescimento da nossa economia e não poderia ter uma posição diferente em relação ao REPIS que, feito dentro das normas legais, beneficia tanto o empresário quanto os trabalhadores, daí, somente poder aplaudir a iniciativa e dar todo o apoio para uma medida que somente trará benefícios para todos.  Durante a conferência os jornalistas presentes fizeram perguntas e esclareceram todas as dúvidas sobre o REPIS e suas vantagens e, no fim, elogiaram a inovação e a atuação da Fecomércio Rondônia que, mais uma vez, demonstra ser uma entidade proativa com uma atividade voltada para o desenvolvimento da economia estadual e do segmento do comércio.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)