Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Regime Especial de Salários-REPIS é apresentado à imprensa


Com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Conselho Regional de Contabilidade-CRC, do Sindicato das Empresas de Contabilidade, O SESCAP, e da imprensa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio apresentou, nesta quarta-feira, o Regime Especial de Piso Salarial-REPIS, que se destina a beneficiar as micro e pequenas empresas, 85% do contingente ativo das empresas do Estado, na aplicação dos salários dos comerciários.  Vale ressaltar que, como fruto da Convenção 2014/2015 já acertada, Regime Especial de Salários-REPIS é apresentado à imprensa - Gente de Opiniãoo novo piso salarial para as empresas sediadas no interior do Estado será de R$ 815,00 para os trabalhadores de empresas que possuem acima de 10 funcionários e de R$ 755,00 para os estabelecimentos enquadrados na Lei nº 123/06, que criou o Simples Nacional, e que possuam até 10 empregados, desde que façam adesão ao REPIS, o que resulta num percentual de 7% de reposição salarial.

Inovação beneficia às micros e pequenas empresas

O Presidente Raniery Araújo Coelho, destacou o fato de que a iniciativa é pioneira em todo o País, sendo que apenas o Estado de São Paulo já implantou modelo similar e várias federações dos outros estados estão procurando a Fecomércio para também implantarem o sistema. Na ocasião ressaltou e agradeceu as parcerias da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego, do Conselho Regional de Contabilidade e do SESCAP que deram todo o apoio à iniciativa. Destacando a importância do REPIS lembrou que o programa, por enquanto, beneficia apenas o interior e que a capital somente poderá usufruir de seus benefícios depois da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 que definirá o piso da categoria para Porto Velho.

Todo o processo que permite as empresas serem beneficiadas foi exposto e detalhado na coletiva pelo Superintendente da entidade, Rubens Nascimento, que explicou como funciona, a forma, a importância e como aderir e obter o certificado de participação, bem como as vantagens que o empregador possui em aderir ao programa. 

Na ocasião também fizeram uso da palavra o presidente da SESCAP, José Claúdio Ferreira Gomes, que parabenizou a Fecomércio pela inovação hipotecando seu apoio e a parceria que tem sido efetiva para apoiar os empresários estaduais. Também a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Vilma Fátima Mendes, elogiou a ação reafirmando que era por ações similares que sempre a entidade acreditava e apoiava numa retribuição ao apoio que sempre teve nas suas ações e que isto criava uma  sinergia de sucesso. Por fim parabenizou a iniciativa do REPIS como um grande passo para apoiar o crescimento e o sucesso dos pequenos empresários.  Já a Superintendente Substituta do Ministério do Trabalho e Emprego, Maria Alzinete de Jesus e Silva, afirmou que a SRTE sempre se situou como parceira das ações que engrandeçam e contribuam para o crescimento da nossa economia e não poderia ter uma posição diferente em relação ao REPIS que, feito dentro das normas legais, beneficia tanto o empresário quanto os trabalhadores, daí, somente poder aplaudir a iniciativa e dar todo o apoio para uma medida que somente trará benefícios para todos.  Durante a conferência os jornalistas presentes fizeram perguntas e esclareceram todas as dúvidas sobre o REPIS e suas vantagens e, no fim, elogiaram a inovação e a atuação da Fecomércio Rondônia que, mais uma vez, demonstra ser uma entidade proativa com uma atividade voltada para o desenvolvimento da economia estadual e do segmento do comércio.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)