Quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 - 12h58
Com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Conselho Regional de Contabilidade-CRC, do Sindicato das Empresas de Contabilidade, O SESCAP, e da imprensa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio apresentou, nesta quarta-feira, o Regime Especial de Piso Salarial-REPIS, que se destina a beneficiar as micro e pequenas empresas, 85% do contingente ativo das empresas do Estado, na aplicação dos salários dos comerciários. Vale ressaltar que, como fruto da Convenção 2014/2015 já acertada, o novo piso salarial para as empresas sediadas no interior do Estado será de R$ 815,00 para os trabalhadores de empresas que possuem acima de 10 funcionários e de R$ 755,00 para os estabelecimentos enquadrados na Lei nº 123/06, que criou o Simples Nacional, e que possuam até 10 empregados, desde que façam adesão ao REPIS, o que resulta num percentual de 7% de reposição salarial.
Inovação beneficia às micros e pequenas empresas
O Presidente Raniery Araújo Coelho, destacou o fato de que a iniciativa é pioneira em todo o País, sendo que apenas o Estado de São Paulo já implantou modelo similar e várias federações dos outros estados estão procurando a Fecomércio para também implantarem o sistema. Na ocasião ressaltou e agradeceu as parcerias da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego, do Conselho Regional de Contabilidade e do SESCAP que deram todo o apoio à iniciativa. Destacando a importância do REPIS lembrou que o programa, por enquanto, beneficia apenas o interior e que a capital somente poderá usufruir de seus benefícios depois da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015 que definirá o piso da categoria para Porto Velho.
Todo o processo que permite as empresas serem beneficiadas foi exposto e detalhado na coletiva pelo Superintendente da entidade, Rubens Nascimento, que explicou como funciona, a forma, a importância e como aderir e obter o certificado de participação, bem como as vantagens que o empregador possui em aderir ao programa.
Na ocasião também fizeram uso da palavra o presidente da SESCAP, José Claúdio Ferreira Gomes, que parabenizou a Fecomércio pela inovação hipotecando seu apoio e a parceria que tem sido efetiva para apoiar os empresários estaduais. Também a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Vilma Fátima Mendes, elogiou a ação reafirmando que era por ações similares que sempre a entidade acreditava e apoiava numa retribuição ao apoio que sempre teve nas suas ações e que isto criava uma sinergia de sucesso. Por fim parabenizou a iniciativa do REPIS como um grande passo para apoiar o crescimento e o sucesso dos pequenos empresários. Já a Superintendente Substituta do Ministério do Trabalho e Emprego, Maria Alzinete de Jesus e Silva, afirmou que a SRTE sempre se situou como parceira das ações que engrandeçam e contribuam para o crescimento da nossa economia e não poderia ter uma posição diferente em relação ao REPIS que, feito dentro das normas legais, beneficia tanto o empresário quanto os trabalhadores, daí, somente poder aplaudir a iniciativa e dar todo o apoio para uma medida que somente trará benefícios para todos. Durante a conferência os jornalistas presentes fizeram perguntas e esclareceram todas as dúvidas sobre o REPIS e suas vantagens e, no fim, elogiaram a inovação e a atuação da Fecomércio Rondônia que, mais uma vez, demonstra ser uma entidade proativa com uma atividade voltada para o desenvolvimento da economia estadual e do segmento do comércio.
Fonte: Ascom
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de