Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Recomendações e projetos marcam primeira reunião de trabalho do ano com o governador Confúcio e equipe



Recomendações e definição de alguns projetos marcaram a primeira reunião de trabalho do governador Confúcio Moura neste ano de 2016 com a equipe de secretários, superintendentes, dirigentes de autarquias e empresas, realizada na tarde dessa segunda-feira (22) no auditório do edifício Pacaas Novos, Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Convocada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, a reunião tratou de algumas áreas especificas, como a segurança pública, controle e transparência, finanças, planejamento, investimentos, tecnologia da informação e comunicação. Ao contrário de mais de uma dezena de estados brasileiros, o governo de Rondônia mantem indicadores fiscais ajustados, com rigoroso cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal no que diz respeito a gastos com pessoal e limite de endividamento, entre outros.

Entre os projetos destacados, o governador Confúcio Moura pediu empenho para avançar no Infovia Rondônia, que é a utilização de fibra ótica para ampliar o uso da internet banda larga nas repartições públicas e espaços de uso comum da população. Ao lembrar a importância histórica do Palácio Presidente Vargas, “que abrigou todos os governadores”, determinou aos responsáveis que façam a manutenção adequada e agilizem a transformação do local para visitação pública. Outra proposta é modernizar a biblioteca Pontes Pinto, em Porto Velho.

O governador ressaltou a necessidade de se trabalhar firme e com seriedade para garantir a manutenção dos investimentos e contas públicas equilibradas e lembrou que o pagamento em dia dos salários e de fornecedores, por pouco que seja, movimenta o comércio dizendo que no ranking de serviços Rondônia é o único da região norte com dados positivos. “Então, manter a economia positiva do Estado depende muito dos senhores”, destacou.

Outra recomendação foi dirigida ao combate ao mosquito Aedes aegypti. O governador determinou para cada uma das secretarias e empresas vigiarem suas instalações, citando as 96 unidades da Polícia Militar e os escritórios da Emater em todo o Estado, como exemplos. “A limpeza tem de virar uma obsessão. É muito sério, todos nós estamos sujeitos a contrair doenças”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, disse que o ano é de expectativa boa, ressaltando a necessidade de se manter o foco nas ações prioritárias e planejamento para os próximos três anos, recomendando articulação diária com a Superintendência de Comunicação (Secom).

O secretario recomendou para as áreas de Comunicação, Cerimonial e Finanças atenta observação às regras eleitorais. Essas áreas, pediu o secretário, devem integrar cartilha em elaboração pela Procuradoria Geral do Estado com orientação sobre as vedações em ano eleitoral, documento que, a pedido do governador, será encaminhado aos 52 prefeitos.

Emerson Castro pediu o comparecimento ao II Seminário de Gestão Pública, com início nesta quarta-feira (24). “Quem acha que não precisa aprender, morre na largada. Temos de estar constantemente nos capacitando, para manter a agudeza de raciocínio, e por sermos gestores temos de estar atualizados”, disse.

ORÇAMENTO

Mantendo posição de cautela, o secretário de Finanças Wagner de Freitas disse que Rondônia não vive numa redoma de vidro, por isso não cabe aumento de despesas na atual conjuntura. “Estamos bem porque o governador teve a coragem de em ano eleitoral não oferecer aumento salarial para ninguém. O Sr. tomou a decisão correta quando era candidato à reeleição”, disse.

O secretário lembrou que cerca de 90% do orçamento representam gastos com folha de pessoal, seguridade social (previdência) e dívida pública. “Se houver aumento não tem mais volta, não segura”, declarou.

IMPESSOALIDADE

O superintendente de Comunicação Domingues Júnior registrou o acerto da política de impessoalidade, com o governo tendo adotado o brasão e não uma logomarca como símbolo da comunicação oficial de Rondônia, também oferecendo resultados positivos a comunicação de relacionamento adotada com os gestores. Ele destacou ainda a realização de eventos como o Rondônia Rural Show, e a produção de conteúdo humanizado, destacando o cidadão, beneficiário das ações governamentais. Ele anunciou a realização, em 1º de março, de treinamento sobre mídias digitais para as assessorias de governo da área.
 


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)