Segunda-feira, 30 de setembro de 2013 - 11h13
A Delegacia da Receita Federal em Porto Velho promoveu na última sexta-feira (27) palestra sobre os serviços do órgão disponíveis pela Internet para treze funcionários da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia-EMATER e do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado-Reca, em Nova Califórnia, que fica no Km 1071, da BR-364, sentido Rio Branco-AC. O objetivo foi facilitar o cumprimento das obrigações tributárias pelos produtores ruais e levar conceitos e Educação Fiscal.
O evento foi em parceria com representantes locais da EMATER e do Projeto RECA e foram abordados temas como inscrição, primeira e segunda via do Cadastro das Pessoas Físicas-CPF gratuitamente e pela Internet. Em relação ao Imposto de Renda da Pessoa Física, abrangeu-se a legislação e a Declaração de Ajusta Anual.
A Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-DITR, incluindo obrigação e prazo, inscrição e alteração no Cadastro de Imóveis Rurais e instruções de preenchimento também foi tema da palestra.
Os participantes elogiaram a iniciativa da Receita, já que foi a primeira vez que o órgão se fez presente na localidade levando informações sobre temas corriqueiros dos contribuintes da região. Simone Caifer, Extensionista Agrária da EMATER, disse: “Agora sei como declarar os rendimentos recebidos acumuladamente optando pela tributação mais baixa”. Eunice Sordi, do Projeto RECA declarou: “Foram muito úteis as orientações sobre a consulta e impressão do comprovante do CPF e sobre o código de acesso para os serviços da Receita pela Internet”.
O palestrante foi o analista-tributário Francisco Pinto, Representa de Educação Fiscal da Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, que avaliou como produtivo o evento. Ele comentou: “Foi importante ministrar orientações àqueles funcionários que agora podem repassar a centenas de trabalhadores rurais da região dicas de como resolver na própria localidade e gratuitamente pela Internet seus assuntos junto à Receita, evitando uma viagem de até 720 km de ida e volta”, disse.
O que é o Projeto RECA
O projeto RECA é um empreendimentos de reflorestamento econômico consorciado e adensado da Associação dos Pequenos Agricultores da Região de Nova Califórnia e reúne cerca de 200 família e envolve por volta de 300 associados. Eles vivem da exploração de produtos como palmito, açaí, cupuaçu e pupunha. O projeto já foi premiado nacional e internacionalmente por vários vezes, ficando em primeiro lugar na premiação ODM através do governo Federal, categoria Organização Social, em 2008.
Fonte: Delegacia da Receita Federal em Porto Velho/Ascom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)