Quarta-feira, 30 de novembro de 2011 - 21h27
(Brasília, 30/11/11) O senador Valdir Raupp(PMDB-RO) recebeu em audiência em Brasília, o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas de Rondônia(CONEN/RO), Neirival Pedraça quando tratou de temas relacionados às ações destinadas a prevenir e reduzir o consumo de drogas no estado. Do encontro também participou o deputado federal Givaldo Carimbão(AL)
Durante a audiência ocorrida na tarde da última terça-feira(29), no Cafezinho do Senado, o presidente do CONEN, Pedraça pediu ao senador Raupp que intercedesse junto ao Ministério da Educação(MEC) no sentido de que os livros didáticos distribuídos, em todo o país tenham na capa ou contracapa uma expressão/frase de alerta sobre os prejuízos que o consumo de drogas ilícitas pode causar nas pessoas. O senador apoiou o pleito de Pedraça e ficou de providenciar essa ação junto ao ministro, Fernando Haddad, para que os livros didáticos tragam essa advertência, já em 2012.
Um outro pleito recebido pelo senador foi a alocação de recursos no Orçamento Geral da União, através de emenda parlamentar destinada a construção da sede própria do Conselho Estadual. É uma reivindicação justa e farei todo o esforço para que o governo do estado receba os recursos necessários à construção da sede desse órgão, em Porto Velho, informou o senador Raupp.Enquanto não há recursos para construção da sede, o presidente do CONEN/RO pediu ao senador o apoio para que a Eletronorte ceda um imóvel, em Porto Velho para sediar o Conselho Estadual. O imóvel está sem utilização.
Na audiência, Neirival Pedraça também deu informações sobre o trabalho que vem realizando na presidência do CONEN, a exemplo de encontros, debates e seminários que tem participado sobre os estudos e políticas públicas que vêm sendo discutidas com o propósito de combater e prevenir os efeitos das drogas ilícitas.
Revelou, ainda, que o CONEN vai realizou, em Janeiro próximo, um censo sobre o uso de drogas ilícitas no estado, tais como crack, merla, cocaína, ectase e maconha para se ter uma radiografia real sobre a quantidade de dependentes químicos, no estado. Estima-se que, atualmente, Rondônia tenha em torno de 15 mil dependentes dessas drogas ilícitas, frisou Pedraça.
Ao final, o senador Raupp reafirmou o compromisso de trabalhar em prol da liberação de recursos federais para que o estado desenvolva políticas públicas capazes de esclarecer e prevenir a sociedade desse mal (o consumo de drogas) que atinge não só Rondônia, mas expressivo número de brasileiros.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com