Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp e Marinha pedem reconstrução de cidades em RO


O Senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp pediram ao ministro das Cidades Gilberto Occhi, o apoio para reconstruir as cidades atingidas pelas fortes chuvas, principalmente a capital do estado de Rondônia, Porto Velho e as cidades de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, que ficaram isoladas devido às cheias do Rio Madeira. Também foi pedido recursos federais para as cidades de Costa Marques, Cacoal,Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Chupinguaia.

A solicitação do senador e da deputada foi feita durante audiência esta semana em Brasília, oportunidade em que eles explicaram ao Ministro das Cidades, que esses municípios estão incluídos nos decretos de Emergência nº 18.608, de 13 de fevereiro de 2014 e de Calamidade Pública, nº 18.749, de 3 de abril de 2014, publicados pelos governo do estado, além do decreto de Calamidade Pública nº 13.420,de 27 de fevereiro de 2014, da Prefeitura Municipal de Porto Velho, este último, já reconhecido pela Defesa Civil. O decreto de Calamidade Pública do governo do estado está em análise para ser reconhecido pelo governo federal.

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi assegurou que priorizará os pedidos do senador e da deputada devido à necessidade urgente de reconstrução das cidades afetadas. Segundo o ministro, a presidente Dilma Roussseff tem sido informada sobre a situação do pós-enchentes em Rondônia e que a ordem é socorrer as famílias afetadas e executar as obras necessárias.

A deputada federal Marinha Raupp disse que, desde que as enchentes atingiram várias cidades rondonienses, ela e o senador Valdir Raupp trabalharam para assegurar recursos federais para obras de infraestrutura, construção de casas e liberação de linhas de crédito através da rede bancária oficial para os comerciantes e produtores rurais, que também tiveram grandes prejuízos com as cheias do Madeira.

Citou que está em permanente contato com o prefeito da capital, Mauro Nazif, e dos municípios de Guajará-Mirim, Dúlcio Mendes, e de Nova Mamoré, Laerte Silva, onde os prejuízos foram maiores.

O senador Valdir Raupp afirmou que propôs ao governo federal a publicação de uma Medida Provisória para socorrer as vítimas das enchentes, nestes municípios.

Segundo ele, os prejuízos da população são enormes e que as estimativas do próprio governo dão conta de que serão necessários cerca de R$ 5 bilhões para o restabelecimento, em todo o estado de equipamentos e serviços essenciais em áreas como saúde, infraestrutura e desenvolvimento social.

Fonte: Ribamar Rodrigues

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)