Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp e Marinha incluem Rondônia no sistema ferroviário nacional



O estado de Rondônia foi incluído no sistema ferroviário nacional devida a   ação política desenvolvida pelo senador Valdir Raupp e pela deputada federal Marinha Raupp, durante a apreciação e votação da Medida Provisória 427/, no Congresso Nacional. O projeto foi aprovado esta semana pelo Senado Federal e transformou em empresa pública a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Pelo projeto  que teve o senador Raupp como relator-revisor , os municípios de Vilhena e Porto Velho foram incluídos no sistema ferroviário que  contempla outras localidades brasileiras como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins , Goiás e  estados do norte e nordeste.

Os trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia no estado de Rondônia fica entre Uruaçu(GO) e Vilhena (RO), numa extensão de 1.500 km e  da divisa do Brasil com Peru, passando por Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul(AC).

Ao se referir aos municípios  rondonienses  contemplados no projeto, o   senador Raupp  destacou que a ferrovia permitirá o escoamento da soja produzida em Rondônia diretamente para o Oceano Pacífico, de onde chegará ao mercado chinês sem precisar fazer uma verdadeira circunavegação da América do Sul.

"Todos sabemos que, hoje, um dos grandes gargalos que dificultam o crescimento das Regiões Norte e Centro-Oeste é a questão do escoamento da soja, que aumenta muito os custos de transporte, gerando prejuízos para o produtor e para o Brasil, que perde competitividade externa", ressaltou  o líder do PMDB no Senado Federal.

A inclusão dos municípios de Vilhena e Porto Velho no sistema ferroviário bioceânico somente foi possível graças a ação da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), que solicitou  ao deputado Jaime Martins – relator da MP 427, na Câmara dos Deputados, que os trechos entre essas duas cidades fossem contemplados  com os trilhos da ligação ferroviária.

No ofício, datado de 25 de junho de 2008, a deputada  justificou a importância da inclusão dessas duas cidades rondonienses  para a economia do estado, explicando que "esse fato vai trazer grandes benefícios  para a região como a integração dos povos latino-americanos". Para Marinha, esses trechos ferroviários  vão se constituir  em um novo corredor de transporte  e propiciará  real acessibilidade aos produtores de Rondônia e região  aos mercados consumidores tanto do Brasil como de países sul-americanos.

Fonte: José Ribamar

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)