Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Raupp e Marinha incluem Rondônia no sistema ferroviário nacional



O estado de Rondônia foi incluído no sistema ferroviário nacional devida a   ação política desenvolvida pelo senador Valdir Raupp e pela deputada federal Marinha Raupp, durante a apreciação e votação da Medida Provisória 427/, no Congresso Nacional. O projeto foi aprovado esta semana pelo Senado Federal e transformou em empresa pública a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Pelo projeto  que teve o senador Raupp como relator-revisor , os municípios de Vilhena e Porto Velho foram incluídos no sistema ferroviário que  contempla outras localidades brasileiras como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins , Goiás e  estados do norte e nordeste.

Os trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia no estado de Rondônia fica entre Uruaçu(GO) e Vilhena (RO), numa extensão de 1.500 km e  da divisa do Brasil com Peru, passando por Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul(AC).

Ao se referir aos municípios  rondonienses  contemplados no projeto, o   senador Raupp  destacou que a ferrovia permitirá o escoamento da soja produzida em Rondônia diretamente para o Oceano Pacífico, de onde chegará ao mercado chinês sem precisar fazer uma verdadeira circunavegação da América do Sul.

"Todos sabemos que, hoje, um dos grandes gargalos que dificultam o crescimento das Regiões Norte e Centro-Oeste é a questão do escoamento da soja, que aumenta muito os custos de transporte, gerando prejuízos para o produtor e para o Brasil, que perde competitividade externa", ressaltou  o líder do PMDB no Senado Federal.

A inclusão dos municípios de Vilhena e Porto Velho no sistema ferroviário bioceânico somente foi possível graças a ação da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), que solicitou  ao deputado Jaime Martins – relator da MP 427, na Câmara dos Deputados, que os trechos entre essas duas cidades fossem contemplados  com os trilhos da ligação ferroviária.

No ofício, datado de 25 de junho de 2008, a deputada  justificou a importância da inclusão dessas duas cidades rondonienses  para a economia do estado, explicando que "esse fato vai trazer grandes benefícios  para a região como a integração dos povos latino-americanos". Para Marinha, esses trechos ferroviários  vão se constituir  em um novo corredor de transporte  e propiciará  real acessibilidade aos produtores de Rondônia e região  aos mercados consumidores tanto do Brasil como de países sul-americanos.

Fonte: José Ribamar

Mais Sobre Política

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi