Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp diz que criminalidade no estado de Rondônia é preocupante


O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO) revelou  em Plenário que a  criminalidade no estado de Rondônia é preocupante e supera índices registrados em São Paulo.

Citando dados fornecidos pelo Mapa da Violência, o senador afirmou que Rondônia passou da sexta para a quarta colocação no ranking dos estados mais violentos do Brasil, ostentando uma taxa de 38 homicídios para cada 100 mil habitantes, número superior à média brasileira.

Acrescentou ainda que na população entre 15 e 24 anos, a taxa de homicídios verificada em Rondônia é de 58,3  a cada 100 mil habitantes, número também superior à média nacional.

Outros dados revelam o crescimento da violência no estado, a exemplo  da taxa de mortalidade por armas de fogo que alcança a cifra de 25 mortes,  a cada 100 mil habitantes, e na  área de transito, Rondônia ocupa a nona posição.

O senador disse que ficou estarrecido ao tomar conhecimento da quantidade de homicídios dolosos. "Em 2005, foram 446 homicídios, o que perfaz uma taxa de 29,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes, número superior à taxa registrada no estado de São Paulo, 18,21 homicídios a cada 100 mil habitantes", explicando  que em relação ao quesito roubo em residência, Rondônia registrou uma taxa de 42,74 roubos por 100 mil habitantes, número muito superior ao verificado no Rio de Janeiro, 11,53 roubos a cada 100 mil habitantes.

Diante do alastramento da violência no estado, o senador apelou ao governo federal para trate o assunto como prioridade nacional. "Precisamos investir pesadamente em segurança pública, aparelhando nossas polícias, investindo nos serviços de inteligência e valorizando os policiais. Essa tarefa não é exclusiva dos Governos estaduais", observou Raupp ao destacar que é   preciso que o Governo Federal cumpra o seu papel.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Deputado Alex Redano acompanha entrega de 11 toneladas de condicionadores de solo para produtores rurais de Ariquemes

Deputado Alex Redano acompanha entrega de 11 toneladas de condicionadores de solo para produtores rurais de Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), acompanhou na Sexta-feira (12), da entrega de 11 toneladas de condicionadores de solo que irão benef

Deputada Ieda Chaves destina R$ 500 mil para o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva em Guajará-Mirim

Deputada Ieda Chaves destina R$ 500 mil para o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva em Guajará-Mirim

No último sábado (13), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou da etapa de Guajará-Mirim do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva,

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)