Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp defende urgência dos projetos que criam ZPE”s em Rondônia



O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO), defendeu   em entrevista  a urgência na aprovação de projetos de lei de sua autoria que criam as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE”s) para os municípios de Porto Velho,  Guajará-Mirim, Ji-Paraná  e Vilhena. Esses projetos tramitam na  Comissão de Assuntos Econômicos(CAE) e têm como relator o senador Eliseu Resende (DEM-MG). 

Ele  disse que a aprovação desses projetos na CAE  com a maior brevidade possível se faz necessária, devido a decisão do Senado Federal tomada esta semana que regulamentou o funcionamento das ZPE”s no país. Pela decisão do Senado, as empresas  que operam em Zonas de Processamento de Exportação (ZPE”s) ficarão isentas de impostos. Para entrar em vigor, a matéria aprovada terá que ter   a sanção presidencial.

A criação das ZPE”s desses municípios já foram aprovadas por unanimidade  na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo( CDR), e agora aguardam  a aprovação na CAE que analisa a viabilidade econômica dessas zonas livre de comércio.
 
Para o senador Raupp, a criação dessas ZPE”s  “significa o estimulo ao desenvolvimento da indústria desses municípios e consequentemente do estado de Rondônia que precisam gerar empregos para a população visando reduzir as desigualdades sociais”.

Ele lembrou que as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE`s) se constituem em experiências exitosas em países como a China, Estados Unidos e México.”Somente na China trabalham nas ZPE´s, 30 milhões de pessoas”, frisou o líder peemedebista explicando que existem funcionando em todo o mundo 3 mil distritos do tipo ZPE empregando mais de 37 milhões de pessoas em 116 países.

O senador acrescentou também que as ZPE´s são áreas de livre comércio destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados exclusivamente como exterior e que são criadas em regiões menos desenvolvidas. “A nossa preocupação ao propor essas ZPE”s para Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim é justamente reduzir os desequilíbrios entre as unidades da federação e promover o desenvolvimento tecnológico do estado”, disse o senador.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)