Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp defende urgência dos projetos que criam ZPE”s em Rondônia



O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO), defendeu   em entrevista  a urgência na aprovação de projetos de lei de sua autoria que criam as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE”s) para os municípios de Porto Velho,  Guajará-Mirim, Ji-Paraná  e Vilhena. Esses projetos tramitam na  Comissão de Assuntos Econômicos(CAE) e têm como relator o senador Eliseu Resende (DEM-MG). 

Ele  disse que a aprovação desses projetos na CAE  com a maior brevidade possível se faz necessária, devido a decisão do Senado Federal tomada esta semana que regulamentou o funcionamento das ZPE”s no país. Pela decisão do Senado, as empresas  que operam em Zonas de Processamento de Exportação (ZPE”s) ficarão isentas de impostos. Para entrar em vigor, a matéria aprovada terá que ter   a sanção presidencial.

A criação das ZPE”s desses municípios já foram aprovadas por unanimidade  na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo( CDR), e agora aguardam  a aprovação na CAE que analisa a viabilidade econômica dessas zonas livre de comércio.
 
Para o senador Raupp, a criação dessas ZPE”s  “significa o estimulo ao desenvolvimento da indústria desses municípios e consequentemente do estado de Rondônia que precisam gerar empregos para a população visando reduzir as desigualdades sociais”.

Ele lembrou que as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE`s) se constituem em experiências exitosas em países como a China, Estados Unidos e México.”Somente na China trabalham nas ZPE´s, 30 milhões de pessoas”, frisou o líder peemedebista explicando que existem funcionando em todo o mundo 3 mil distritos do tipo ZPE empregando mais de 37 milhões de pessoas em 116 países.

O senador acrescentou também que as ZPE´s são áreas de livre comércio destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados exclusivamente como exterior e que são criadas em regiões menos desenvolvidas. “A nossa preocupação ao propor essas ZPE”s para Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim é justamente reduzir os desequilíbrios entre as unidades da federação e promover o desenvolvimento tecnológico do estado”, disse o senador.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Dr. Aparício Carvalho Assume Presidência Estadual do Republicanos em Rondônia

Em uma reconfiguração significativa do partido Republicanos, o empresário, médico psiquiatra, ex-deputado federal e ex-vice-governador de Rondônia,

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)