Sábado, 7 de junho de 2008 - 21h36
O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO), defendeu em entrevista a urgência na aprovação de projetos de lei de sua autoria que criam as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) para os municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena. Esses projetos tramitam na Comissão de Assuntos Econômicos(CAE) e têm como relator o senador Eliseu Resende (DEM-MG).
Ele disse que a aprovação desses projetos na CAE com a maior brevidade possível se faz necessária, devido a decisão do Senado Federal tomada esta semana que regulamentou o funcionamento das ZPEs no país. Pela decisão do Senado, as empresas que operam em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) ficarão isentas de impostos. Para entrar em vigor, a matéria aprovada terá que ter a sanção presidencial.
A criação das ZPEs desses municípios já foram aprovadas por unanimidade na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo( CDR), e agora aguardam a aprovação na CAE que analisa a viabilidade econômica dessas zonas livre de comércio.
Para o senador Raupp, a criação dessas ZPEs significa o estimulo ao desenvolvimento da indústria desses municípios e consequentemente do estado de Rondônia que precisam gerar empregos para a população visando reduzir as desigualdades sociais.
Ele lembrou que as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE`s) se constituem em experiências exitosas em países como a China, Estados Unidos e México.Somente na China trabalham nas ZPE´s, 30 milhões de pessoas, frisou o líder peemedebista explicando que existem funcionando em todo o mundo 3 mil distritos do tipo ZPE empregando mais de 37 milhões de pessoas em 116 países.
O senador acrescentou também que as ZPE´s são áreas de livre comércio destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados exclusivamente como exterior e que são criadas em regiões menos desenvolvidas. A nossa preocupação ao propor essas ZPEs para Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim é justamente reduzir os desequilíbrios entre as unidades da federação e promover o desenvolvimento tecnológico do estado, disse o senador.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

A garantia de direitos também passa pela forma como as pessoas acessam suas próprias histórias. Pensando nisso, foi sancionada no último dia 12 de n

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como Antifacção, que estabelece um novo marco legal no
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)