Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Raupp defende na SUDAM e no BASA investimentos para o estado de Rondônia



O líder DO PMDB NO Senado Federal, Valdir Raupp (RO)  esteve   em Belém (PA) e defendeu junto a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e  ao Banco da Amazônia (BASA), a liberação de recursos  para a implantação de empresas e execução de obras em municípios rondonienses.

Na SUDAM, o senador reivindicou  ao superintendente,  Djalma Mello, recursos para  execução de obras em municípios nas áreas de infra-estrutura, saneamento e cultura, a exemplo de Porto Velho, Ariquemes e Pimenta Bueno. “São obras de pavimentação asfáltica em  várias ruas dessas cidades e, em Ariquemes, estamos buscando liberar recursos para a construção de um Teatro Municipal,” disse o senador Raupp. Os recursos para essas ações são oriundos de emendas apresentadas ao Orçamento da União De 2008  pelo senador e a deputada federal, Marinha Raupp (PMDB-RO).

No Banco da Amazônia (BASA), o líder do PMDB reforçou pleito já encaminhado  para a implantação de indústrias  em diversos municípios do estado e de  um  abatedouro na cidade de Cerejeiras, que vai gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos. Também, o senador  solicitou a implantação de agências do BASA nos municípios de Jarú e Cerejeiras, além do  distrito de Extrema.

Segundo o prefeito Cleber Calisto, o projeto de implantação dos abatedouros de bovino e suíno está orçado em R$ 50 milhões. “Sai da audiência bastante confiante na aprovação do projeto’, disse o prefeito.

O senador Raupp adiantou que vai  acompanhar toda a tramitação desses projetos, que estão  na SUDAM e no BASA para que o estado  receba os investimentos o mais depressa possível. “Precisamos dotar Rondônia de empresas e indústrias para que a população, sobretudo os jovens possam conquistar o primeiro emprego’, frisou o líder do PMDB no Senado.

As audiências foram acompanhadas por vários empresários e lideranças políticas, como o prefeito de Cerejeiras, Cleber Calisto; o diretor da UNIRON, Fernando Prado; deputado estadual, Ezequiel Neiva (PPS); o vice-presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Ayres do Amaral  e o empresário Osmar Capuci.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)