Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Raimundo Nonato se reelege para a Pres do CES


O conselheiro Raimundo Nonato da CUT foi reeleito para o seu quinto mandato à frente do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia (CES/RO), eleição realizada no último dia 10 de dezembro, no auditório da entidade, em Porto Velho. Raimundo Nonato, que agora é representante da Central Única dos Movimentos Populares e Sociais do Estado de Rondônia (CUMPS), venceu por 20 votos a 2, do representante do Sindsef, Paulo Vieira.

Segundo Raimundo Nonato, sua eleição é uma resposta do colegiado aos críticos e os malfeitores que tentam burlar o controle social do Estado de Rondônia. Para Raimundo, sua reeleição aumenta ainda mais a responsabilidade para com a população do Estado. “É o reconhecimento de um trabalho coletivo. Aqui no conselho todo mundo todo mundo tem voz ativa e nenhuma decisão é tomada sem passar pelo crivo de todos”, explicou.

Até a eleição do ano passado, o mandato da Diretoria do Conselho Estadual de Saúde era de um ano, mas agora será de três anos, em decorrência do novo formato implementado pelo Conselho Nacional, com base na Lei do SUS. A partir de janeiro de 2014, o CES/RO iniciam a organização das conferências macrorregionais de Saúde: VIlhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes. A Conferência Regional será realizada em junho, em Porto Velho.


IPAM

Raimundo Nonato aproveitou também para falar da eleição do Instituto de Previdência e Assistência do Servidor do Município de Porto Velho. Raimundo teceu alguns comentários sobre o pleito e agradeceu aos votos que teve, mesmo até agora não tendo a proclamação do resultado oficial. Uma das críticas é justamente essa desorganização e a forma como foi conduzida o processo pela Comissão Eleitoral.

“Se passou quase uma semana da eleição e até agora é inadmissível que a Comissão Eleitoral não tenha proclamado o resultado”, questionou. Para ele, situações como esta demonstram como as eleições do IPAM perderam seu tom de democracia, citando outro exemplo: “Nunca vi na minha vida um sindicato apoiar candidata do Poder Executivo e ainda por cima não filiada. Só sendo pelego mesmo. Isso mostra que o Sindeprof não tem nenhum compromisso com os servidores”, denunciou.

Outras situações flagrantes denunciadas por Raimundo Nonato no pleito foi descumprimento do Decreto que convocou as eleições do instituto, no que tange à falta de instalação de urnas eletrônicas em secretarias como a Semur (Regularização Fundiária), PGM (Procuradoria) e na UPAS (Unidades de Pronto Atendimento). “As urnas eletrônicas evitaram fraude na apuração, mas não evitaram manipulação da eleição e compra de voto por cabos eleitorais”, completou.

Para terminar, outra situação, no mínimo curiosa: Cinco dos seis candidatos a conselheiros eleitos,ocupam cargo de confiança no cargo do Poder Executivo. “Como é que esses conselheiros que são da cozinha do prefeito vão fiscalizar as ações do Poder Executivo? Será que os servidores atentaram para isso? Agora sim, eu temo que o IPAM seja sucateado, pois dificilmente haverá uma fiscalização rigorosa dos fundos de Previdência e Assistência dos servidores”, completou.

Fonte: Marcos Santana

 

Mais Sobre Política

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Durante a Assembleia Geral Ordinária da OCB (AGO) que aconteceu no último dia 29, em Porto Velho, lideranças do cooperativismo do estado lançaram a

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Podemos) disse nesta terça-feira 17.05 que indicou à Prefeitura a compra de cinco ambulâncias para atendimento aos distrit

Saiba quais foram os projetos aprovados pela Assembleia Legislativa nas sessões de terça-feira

Saiba quais foram os projetos aprovados pela Assembleia Legislativa nas sessões de terça-feira

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou uma proposta de emenda à Constituição, um Projeto de Lei Complementar e cinco Projetos de Lei Ordinária

Presidente Alex Redano recebe projeto que trata da recomposição salarial dos servidores do TJ

Presidente Alex Redano recebe projeto que trata da recomposição salarial dos servidores do TJ

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), se reuniu na tarde desta terça-feira (17) com o juiz Rinaldo Forti, secretário g