Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Quase 30% dos detentos de Rondônia estão presos por tráfico de drogas, diz Procurador-Geral de Justiça, em Congresso da Casa Família Rosetta



Em Rondônia, quase 30% dos detentos estão presos por tráfico de drogas, informou o Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, durante o I Congresso em Dependências Patológicas de Rondônia, promovido pela Casa Família Rosetta, nessa terça e quarta-feira (16 e 17/05), em Porto Velho, com a presença de pesquisadores internacionais. Entre os convidados está o ex-consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Thomas Browne, que milita na área e atuou no Departamento de Estado Americano e Departamento de Justiça Americano.

Ao ministrar palestra com o tema ‘Tráfico de Drogas em Rondônia’, na manhã desta terça, o Chefe do MP rondoniense fez uma abordagem histórica acerca do problema, cujo início, conforme pontuou, remonta ao período de instalação do garimpo na Capital do Estado, na década de 80.

Airton Pedro Marin Filho falou sobre os danos culturais, sociais, econômicos e ambientais, gerados pelo intenso fluxo migratório e pelo ciclo de exploração desordenada de minérios na região, destacando a deficiência dos serviços públicos ofertados em Rondônia, à época, recém-elevada à categoria de Estado. “O próprio regime de trabalho nas dragas instaladas no rio Madeira fazia com que os garimpeiros recorressem às drogas para conseguir ficar mais tempo submersos em busca de ouro”, detalhou.

Fazendo um apanhado desse momento, o Procurador-Geral lembrou que, com o encerramento de grande parte da atividade garimpeira na década de 90, instalou-se uma de crise na região, o que só acentuou a operação do tráfico de drogas, moeda utilizada para a compra de armas e ouro.

Tal cenário, segundo ressaltou o Chefe do Ministério Público, reflete na sociedade rondoniense até os dias de hoje. “Criou-se uma cultura de fornecimento e consumo de drogas”, disse, ao acrescentar que, dos 9 mil detentos do Estado, 2.441 estão presos por tráfico. Em Porto Velho, o berço do problema, de acordo com Airton Marin, o tráfico é a causa responsável pela prisão de 1.325, do universo de 4.413.

 “O Estado não conseguirá vencer a luta contra o tráfico de drogas sozinho. Precisa da sociedade civil organizada, de instituições como a Casa Família Rosetta, que trata o problema com o olhar do resgate, da reinserção. A função do Ministério Público é de ser este braço direito da sociedade”, afirmou.

Programação

O I Congresso em Dependências Patológicas de Rondônia teve início nesta terça-feira. Nesta quarta, último dia do evento, palestrarão o ex-consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Thomas Browne, presidente da Rubicon Global Enterprises. Browne trabalhou no Departamento de Estado de Americano, na Oficina de Assuntos Internacionais e de Aplicação da Lei em Matéria de Narcóticos. Foi responsável pela formulação, coordenação e implementação de estratégias e programas para a prevenção de drogas e tratamento, delinquência internacional do Departamento de Estado, além de analista do Departamento de Justiça Americano.

Ainda na quarta, ministrarão palestras o Padre Vicenzo Sorce e o Professor Umberto Nizzoli, Fundador e supervisor científico da Casa Família Rosetta, respectivamente, entre outros convidados.


Fonte: Ascom MP/RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)