Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Qualificação para trabalhadores domésticos


  
 
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social vai lançar um projeto de geração de emprego e renda com ênfase na capacitação de trabalhadores domésticos. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (4), pela secretária da Seas, Tânia Pires.

Segundo ela, a proposta é capacitar os profissionais em várias áreas, desde como arrumar uma roupa de cama, até a operacionalização de eletrodomésticos de última geração. "A proposta é capacitar os profissionais que têm uma grande responsabilidade em atuar na administração de uma casa", disse.

Para concretizar essa iniciativa, a Seas vai estabelecer parceria com a União dos Voluntários do Estado de Rondônia – Uveron -, tendo em vista que os instrutores serão voluntários. "Teremos também como parceiros o Sine para viabilizar a inserção dos formandos no mercado de trabalho,bem como hotéis restaurantes e similares durante a realização das aulas práticas", adiantou a titular da Seas.

Nesta quinta-feira pela manhã, Tânia Pires recebeu em seu gabinete, a primeira – dama do Estado Ivone Cassol, que participará do projeto na condição de presidente da Uveron, entidade – não governamental que já está desenvolvendo um projeto para formação de trabalhadoras domésticas desde o mês passado no Centro Social Nossa Senhora Aparecida do bairro da Balsa.

De acordo com Ivone Cassol, os participantes do curso  ficarão habilitadas para exercer as funções de arrumadeira, cozinheira, passadeira, lavadeiras e babá, além de  jardineiro. "A secretária Tânia Pires acompanhou a implantação desse projeto piloto já que ela é voluntária da Uveron", ressaltou a primeira – dama, concluindo que será um importante passo que o Governo do Estado está dando para qualificação de profissionais em importantes áreas do mercado de trabalho.
 
Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas em Porto Velho

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)