Quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 - 15h09
Em entrevista ao programa Allamanda Revista, da TV Allamanda, afiliada do SBT em Porto Velho, o prefeito Mauro Nazif destacou sobre suas ações imediatas em relação à educação, saúde, infraestrutura e humanização dos serviços prestados pelo município. O primeiro tema abordado pelo apresentador Edu Félix foi sobre os problemas enfrentados pelos condutores de veículos nas diversas vias da capital que sofrem com as alagações e buracos.
O prefeito disse que montou uma força tarefa através da parceria das secretarias de Serviços Básicos (Semusb), de Obras (Semob) e de Planejamento (Sempla) para que sejam feitos trabalhos urgentes de tapa buracos e encascalhamento em diversos locais da cidade. “Este período chuvoso é crítico, mas estamos trabalhando para amenizar esta situação. Porto Velho vive um grande problema que é a falta de drenagem. As águas das chuvas não têm para onde escoarem, ficam acumuladas, aumentam os buracos e o cidadão é que paga por isto. E queremos que esta realidade mude, que consigamos mudar a cara da cidade, ter sistema de drenagem, ruas pavimentadas, sem buracos”, disse Mauro.
Educação
Sobre a chamada escolar o prefeito Mauro Nazif disse que a prefeitura passa por um problema no sistema de informatização, mas que os técnicos do município estão mobilizados para resolvê-lo. “Estamos trabalhando para garantir que nossas crianças não fiquem fora da sala de aula. Vamos lutar para que elas tenham sua vaga e que a partir do ano que vem nenhum pai tenha que dormir na porta da escola. Queremos qualidade na educação e queremos que estas crianças e pais sejam tratados com dignidade. Não podemos aceitar que isso continue acontecendo na nossa cidade. Estamos estudando uma forma para que as escolas realizem um pré-cadastro durante o ano, que viabilize a vaga antecipadamente para que no início do ano não se tenha filas ou transtornos e sim pais felizes porque terão seus filhos matriculados e próximos de sua casa”, disse o prefeito que acrescentou que tem ao seu lado, nesta missão, o secretário de Educação, Marcos Rocha, ex-diretor da Escola Tiradentes que elevou a unidade do 33º lugar no Enem para o 1º na cidade. “Queremos usar esta experiência dele para que nossas escolas sejam referências para o estado e para o país. Que nossas crianças tenha um ensino de qualidade e que nosso corpo profissional seja valorizado e capacitado”, observou.
Nazif lembrou ainda que as pessoas que pegaram senha no atendimento da chamada escolar poderão apresentá-la na nova data a ser anunciada. “Independente do dia que pegaram. Todos serão atendidos”, disse ele.
Dengue
Sobre as ações de prevenção e combate à dengue Nazif disse que montou também uma força tarefa para atuar em pontos críticos da cidade. “A secretaria municipal de Saúde detectou dez locais de maior incidência da doença e estamos trabalhando em conjunto com a Semob e Semusb para minimizar esta situação, como limpando a área ou o canal, tirando os entulhos, levando os agentes de saúde para orientar e detectar os possíveis focos. Além disso, nossas unidades de saúde estão prontas para receber a população que sinta qualquer sintoma da doença. Este é um momento de apreensão”, relatou o prefeito.
IPTU
Mauro Nazif também fez questão em destacar sobre a irregularidade detectada pela Semfaz na cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Segundo o prefeito os valores dos carnês estavam bem acima do que realmente deveriam ser cobrados. A majoração girava em torno de 11% a 12%. A descoberta foi feita na última terça-feira,15, pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e denunciada pelo prefeito Mauro Nazif durante entrevista coletiva no Palácio Tancredo Neves. A fraude foi descoberta depois que alguns contribuintes procuraram a secretaria para reclamar que nos carnês que haviam baixado da internet estavam sendo cobrados valores indevidos. A prefeitura detectou que 3 mil contribuintes baixaram o carnê on line, e destes, 150 chegaram a pagar o imposto. “Felizmente descobrimos essa irregularidade antes que os carnês começassem a ser distribuídos. E quem já pagou o imposto com o valor indevido pode e deve entrar com um processo administrativo contra a prefeitura”, adiantou o prefeito. O prefeito alertou que o contribuinte deve desconsiderar o documento que receberá em casa pelos Correios. A orientação é que ele baixe na internet o novo carnê com os valores já corrigidos, que está desde hoje disponível no site da Semfaz.
Fonte: Comdecom
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)