Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PVH precisa ter qualidade no serviço da coleta de lixo


Em entrevista ao programa Allamanda Revista, da TV Allamanda, afiliada do SBT em Porto Velho, o prefeito Mauro Nazif destacou sobre suas ações imediatas em relação à educação, saúde, infraestrutura e humanização dos serviços prestados pelo município. O primeiro tema abordado pelo apresentador Edu Félix foi sobre os problemas enfrentados pelos condutores de veículos nas diversas vias da capital que sofrem com as alagações e buracos.

O prefeito disse que montou uma força tarefa através da parceria das secretarias de Serviços Básicos (Semusb), de Obras (Semob) e de Planejamento (Sempla) para que sejam feitos trabalhos urgentes de tapa buracos e encascalhamento em diversos locais da cidade. “Este período chuvoso é crítico, mas estamos trabalhando para amenizar esta situação. Porto Velho vive um grande problema que é a falta de drenagem. As águas das chuvas não têm para onde escoarem, ficam acumuladas, aumentam os buracos e o cidadão é que paga por isto. E queremos que esta realidade mude, que consigamos mudar a cara da cidade, ter sistema de drenagem, ruas pavimentadas, sem buracos”, disse Mauro.


Educação

Sobre a chamada escolar o prefeito Mauro Nazif disse que a prefeitura passa por um problema no sistema de informatização, mas que os técnicos do município estão mobilizados para resolvê-lo. “Estamos trabalhando para garantir que nossas crianças não fiquem fora da sala de aula. Vamos lutar para que elas tenham sua vaga e que a partir do ano que vem nenhum pai tenha que dormir na porta da escola. Queremos qualidade na educação e queremos que estas crianças e pais sejam tratados com dignidade. Não podemos aceitar que isso continue acontecendo na nossa cidade. Estamos estudando uma forma para que as escolas realizem um pré-cadastro durante o ano, que viabilize a vaga antecipadamente para que no início do ano não se tenha filas ou transtornos e sim pais felizes porque terão seus filhos matriculados e próximos de sua casa”, disse o prefeito que acrescentou que tem ao seu lado, nesta missão, o secretário de Educação, Marcos Rocha, ex-diretor da Escola Tiradentes que elevou a unidade do 33º lugar no Enem para o 1º na cidade. “Queremos usar esta experiência dele para que nossas escolas sejam referências para o estado e para o país. Que nossas crianças tenha um ensino de qualidade e que nosso corpo profissional seja valorizado e capacitado”, observou.

Nazif lembrou ainda que as pessoas que pegaram senha no atendimento da chamada escolar poderão apresentá-la na nova data a ser anunciada. “Independente do dia que pegaram. Todos serão atendidos”, disse ele.

Dengue

Sobre as ações de prevenção e combate à dengue Nazif disse que montou também uma força tarefa para atuar em pontos críticos da cidade. “A secretaria municipal de Saúde detectou dez locais de maior incidência da doença e estamos trabalhando em conjunto com a Semob e Semusb para minimizar esta situação, como limpando a área ou o canal, tirando os entulhos, levando os agentes de saúde para orientar e detectar os possíveis focos. Além disso, nossas unidades de saúde estão prontas para receber a população que sinta qualquer sintoma da doença. Este é um momento de apreensão”, relatou o prefeito.

IPTU

Mauro Nazif também fez questão em destacar sobre a irregularidade detectada pela Semfaz na cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Segundo o prefeito os valores dos carnês estavam bem acima do que realmente deveriam ser cobrados. A majoração girava em torno de 11% a 12%. A descoberta foi feita na última terça-feira,15, pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e denunciada pelo prefeito Mauro Nazif durante entrevista coletiva no Palácio Tancredo Neves. A fraude foi descoberta depois que alguns contribuintes procuraram a secretaria para reclamar que nos carnês que haviam baixado da internet estavam sendo cobrados valores indevidos. A prefeitura detectou que 3 mil contribuintes baixaram o carnê on line, e destes, 150 chegaram a pagar o imposto. “Felizmente descobrimos essa irregularidade antes que os carnês começassem a ser distribuídos. E quem já pagou o imposto com o valor indevido pode e deve entrar com um processo administrativo contra a prefeitura”, adiantou o prefeito. O prefeito alertou que o contribuinte deve desconsiderar o documento que receberá em casa pelos Correios. A orientação é que ele baixe na internet o novo carnê com os valores já corrigidos, que está desde hoje disponível no site da Semfaz.

Fonte: Comdecom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)