Sábado, 28 de abril de 2007 - 20h16
Durante despacho com o presidente Lula na segunda-feira (30), o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, levará um pedido especial de Rondônia: o sinal verde para que o Congresso Nacional aprove a transposição dos servidores estaduais, contratados na transição de Território para Estado para a folha da União.
O pedido dessa sinalização foi solicitado pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), e o presidente regional do PTB, ex-deputado Nilton Capixaba, ao ministro da cota petebista, durante encontro essa semana, em Brasília, para que fosse articulado uma audiência, no dia 4 de maio próximo, do presidente com as bancadas federal e estadual de Rondônia mais o governador Ivo Cassol.
No início da semana, uma delegação de parlamentares estaduais, sindicalistas, o governador e membros da bancada federal, manteve audiências no Ministério do Planejamento e na Câmara dos Deputados para pressionar a transposição dos servidores.
Nas duas casas do Congresso tramitam Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), uma no Senado, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT), e outra na Câmara, do ex-deputado Nilton Capixaba. As PECs beneficiam cerca de 15 mil servidores de Rondônia e vai promover uma economia na folha de pagamento estadual estimada em R$ 32 milhões. Há ainda uma matéria correlata à transposição: a Medida Provisória 341 que altera dez leis relacionadas aos servidores públicos, e tem como relator o senador Expedito Júnior (PR).
Para Amorim, o momento é garantir, com o Governo Federal, que a transposição seja efetivada. "Por isso estivemos com o ministro Walfrido Mares Guia, de nosso partido, pedindo essa atenção especial, até para por fim essa novela que se arrasta e enche de esperanças os servidores de nosso Estado. Acredito que o governo vai resolver, por isso pedimos ao ministro que peça o sinal verde do presidente Lula. Com ele, rapidamente a transposição será posta em votação e a base aliada com certeza dará os votos necessários à sua aprovação", prevê o deputado.
Amorim acredita que a transposição esteja a poucos passos de se concretizar, dada a articulação dos sindicalistas e bancadas, o que já promoveu a criação de uma comissão especial para discutir a PEC na Câmara, após audiência com o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e que só falta o ok do presidente Lula . "Temos esperança que na próxima semana deva sair algo promissor sobre a transposição", diz confiante Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com
Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações