Sábado, 28 de abril de 2007 - 20h16
Durante despacho com o presidente Lula na segunda-feira (30), o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, levará um pedido especial de Rondônia: o sinal verde para que o Congresso Nacional aprove a transposição dos servidores estaduais, contratados na transição de Território para Estado para a folha da União.
O pedido dessa sinalização foi solicitado pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), e o presidente regional do PTB, ex-deputado Nilton Capixaba, ao ministro da cota petebista, durante encontro essa semana, em Brasília, para que fosse articulado uma audiência, no dia 4 de maio próximo, do presidente com as bancadas federal e estadual de Rondônia mais o governador Ivo Cassol.
No início da semana, uma delegação de parlamentares estaduais, sindicalistas, o governador e membros da bancada federal, manteve audiências no Ministério do Planejamento e na Câmara dos Deputados para pressionar a transposição dos servidores.
Nas duas casas do Congresso tramitam Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), uma no Senado, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT), e outra na Câmara, do ex-deputado Nilton Capixaba. As PECs beneficiam cerca de 15 mil servidores de Rondônia e vai promover uma economia na folha de pagamento estadual estimada em R$ 32 milhões. Há ainda uma matéria correlata à transposição: a Medida Provisória 341 que altera dez leis relacionadas aos servidores públicos, e tem como relator o senador Expedito Júnior (PR).
Para Amorim, o momento é garantir, com o Governo Federal, que a transposição seja efetivada. "Por isso estivemos com o ministro Walfrido Mares Guia, de nosso partido, pedindo essa atenção especial, até para por fim essa novela que se arrasta e enche de esperanças os servidores de nosso Estado. Acredito que o governo vai resolver, por isso pedimos ao ministro que peça o sinal verde do presidente Lula. Com ele, rapidamente a transposição será posta em votação e a base aliada com certeza dará os votos necessários à sua aprovação", prevê o deputado.
Amorim acredita que a transposição esteja a poucos passos de se concretizar, dada a articulação dos sindicalistas e bancadas, o que já promoveu a criação de uma comissão especial para discutir a PEC na Câmara, após audiência com o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e que só falta o ok do presidente Lula . "Temos esperança que na próxima semana deva sair algo promissor sobre a transposição", diz confiante Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)