Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Política

PTB busca sinal verde de Lula para transposição, diz Amorim


Durante despacho com o presidente Lula na segunda-feira (30), o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, levará um pedido especial de Rondônia: o sinal verde para que o Congresso Nacional aprove a transposição dos servidores estaduais, contratados na transição de Território para Estado para a folha da União.

O pedido dessa sinalização foi solicitado pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), e o presidente regional do PTB, ex-deputado Nilton Capixaba, ao ministro da cota petebista, durante encontro essa semana, em Brasília, para que fosse articulado uma audiência, no dia 4 de maio próximo,  do presidente com as bancadas federal e estadual de Rondônia mais o governador Ivo Cassol.

No início da semana, uma delegação de parlamentares estaduais, sindicalistas, o governador e membros da bancada federal, manteve audiências no Ministério do Planejamento e na Câmara dos Deputados para pressionar a transposição dos servidores.

Nas duas casas do Congresso tramitam Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), uma no Senado, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT), e outra na Câmara, do ex-deputado Nilton Capixaba. As PECs  beneficiam cerca de 15 mil servidores de Rondônia e vai promover uma economia na folha de pagamento estadual estimada em R$ 32 milhões. Há ainda uma matéria correlata à transposição: a Medida Provisória 341 que altera dez leis relacionadas aos servidores públicos, e tem como relator o senador Expedito Júnior (PR).

Para Amorim,  o momento é garantir, com o Governo Federal, que a transposição seja efetivada. "Por isso estivemos com o ministro Walfrido Mares Guia, de nosso partido, pedindo essa atenção especial, até para por fim essa novela que se arrasta e enche de esperanças os servidores de nosso Estado. Acredito que o governo vai resolver, por isso pedimos ao ministro que peça o sinal verde do presidente Lula. Com ele, rapidamente a transposição será posta em votação e a base aliada com certeza dará os votos necessários à sua aprovação",  prevê o deputado.

Amorim acredita que a transposição esteja a poucos passos de se concretizar, dada a articulação dos sindicalistas e bancadas, o que já promoveu a criação de uma comissão especial para discutir a PEC na Câmara, após audiência com o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e que só falta o ok do presidente Lula . "Temos esperança que na próxima semana deva sair algo promissor sobre a transposição", diz confiante Amorim.
 
Fonte: Yodon Guedes

Mais Sobre Política

Alex Redano será empossado presidente da Assembleia Legislativa

Alex Redano será empossado presidente da Assembleia Legislativa

Durante sessão on line, marcada para a próxima segunda-feira (01), às 10hs, o deputado Alex Redano (Republicanos), será empossado presidente da As

Deputado Adelino Follador denuncia abuso no transporte do interior à capital

Deputado Adelino Follador denuncia abuso no transporte do interior à capital

O deputado Adelino Follador (DEM) declarou, na sexta-feira (22), que concorda com as medidas governamentais de enfrentamento e combate à disseminaçã

Presidente Laerte Gomes cria Fundo Especial do Poder Legislativo de Complementação ao Fundo Financeiro do Iperon

Presidente Laerte Gomes cria Fundo Especial do Poder Legislativo de Complementação ao Fundo Financeiro do Iperon

Comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB) as duas sessões extraordinárias realizadas na manhã desta segun

Ismael Crispin apoia verba indenizatória para profissionais que atuam no tratamento da Covid-19

Ismael Crispin apoia verba indenizatória para profissionais que atuam no tratamento da Covid-19

Nesta segunda-feira (18), em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa, o deputado Ismael Crispin (PSB) votou favorável ao projeto de autoria do