Sábado, 28 de abril de 2007 - 20h16
Durante despacho com o presidente Lula na segunda-feira (30), o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, levará um pedido especial de Rondônia: o sinal verde para que o Congresso Nacional aprove a transposição dos servidores estaduais, contratados na transição de Território para Estado para a folha da União.
O pedido dessa sinalização foi solicitado pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), e o presidente regional do PTB, ex-deputado Nilton Capixaba, ao ministro da cota petebista, durante encontro essa semana, em Brasília, para que fosse articulado uma audiência, no dia 4 de maio próximo, do presidente com as bancadas federal e estadual de Rondônia mais o governador Ivo Cassol.
No início da semana, uma delegação de parlamentares estaduais, sindicalistas, o governador e membros da bancada federal, manteve audiências no Ministério do Planejamento e na Câmara dos Deputados para pressionar a transposição dos servidores.
Nas duas casas do Congresso tramitam Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), uma no Senado, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT), e outra na Câmara, do ex-deputado Nilton Capixaba. As PECs beneficiam cerca de 15 mil servidores de Rondônia e vai promover uma economia na folha de pagamento estadual estimada em R$ 32 milhões. Há ainda uma matéria correlata à transposição: a Medida Provisória 341 que altera dez leis relacionadas aos servidores públicos, e tem como relator o senador Expedito Júnior (PR).
Para Amorim, o momento é garantir, com o Governo Federal, que a transposição seja efetivada. "Por isso estivemos com o ministro Walfrido Mares Guia, de nosso partido, pedindo essa atenção especial, até para por fim essa novela que se arrasta e enche de esperanças os servidores de nosso Estado. Acredito que o governo vai resolver, por isso pedimos ao ministro que peça o sinal verde do presidente Lula. Com ele, rapidamente a transposição será posta em votação e a base aliada com certeza dará os votos necessários à sua aprovação", prevê o deputado.
Amorim acredita que a transposição esteja a poucos passos de se concretizar, dada a articulação dos sindicalistas e bancadas, o que já promoveu a criação de uma comissão especial para discutir a PEC na Câmara, após audiência com o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e que só falta o ok do presidente Lula . "Temos esperança que na próxima semana deva sair algo promissor sobre a transposição", diz confiante Amorim.
Fonte: Yodon Guedes
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido
A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)