Sexta-feira, 18 de setembro de 2015 - 08h19
Pai, mãe, filhos, noras, todos vivendo da mesma renda, a propriedade rural. A família Eggert, moradora do quilômetro 25, da Linha 65, no município de Alta Floresta do Oeste garante que diversificar a propriedade é um bom negócio. Hoje, com uma agroindústria de iogurtes e apoio do governo estadual, eles estão prestes à conquistar o selo de qualidade do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E.).
O patriarca Ademar Eggert, natural de São Gabriel da Palha (ES), chegou a Rondônia em 1.990 em busca de novas oportunidades para ele e a família. Até início dos anos 2.000 trabalhou como meeiro em uma lavoura de café para sustentar a família, mas queria mais.
Ao narrar sua história, Eggert conta que nasceu em uma lavoura de café e que a atividade rural era tudo o que ele sabia fazer. Com o apoio de sua esposa, Selma, e dos dois filhos, Marcio e Michel, Ademar resolveu investir na sua propriedade. Hoje, com 10 alqueires de terra, a família produz leite, café, banana, peixe, milho e olericultura, e conta com uma agroindústria que produz, em média, 600 litros de iogurte por semana.
A família trabalha somente em oito alqueires, pois dois alqueires foram destinados à área de reserva. Desses, cinco hectares são destinados à pastagem, onde seis vacas produzem 50 litros de leite/dia, em média. Toda a produção é destinada para o “Iogurte Dagrota”, nome da sua pequena empresa familiar. Eles ainda compram leite da região para complementar a cota da produção.
A agroindústria é o carro-chefe da renda familiar e lhes rende mais de 80% do lucro da propriedade. Os outros 20% são gerados através da comercialização das demais produções para a região e para programas de incentivo do governo como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Visão no futuro
A atividade dos Eggert na propriedade vem crescendo a cada ano, mas não é à toa. Toda a família está atenta às orientações que recebe da Emater-RO e participam de cada curso que é oferecido, tanto na área de administração rural como técnicas para melhor produzir. “Uma de minhas noras é professora, dá aula na escola daqui, mas já fez um curso de panificação. A gente nunca sabe se vai precisar amanhã, né?”, explica Ademar.
Ainda com visão de futuro a família está trabalhando para conseguir o selo de qualidade do S.I.E, mas para isso precisa atender algumas exigências. “Estamos nos adequando”, diz, complementando que também já começou a reformar o pasto para trabalhar com manejo rotacionado.
Tecnologia
As inovações tecnológicas também fazem parte dos investimentos da família Eggert. Além de trabalhar com a piscicultura tecnificada e café irrigado, Eggert implantou um maturador na propriedade. O maturador é uma ferramenta utilizada para proporcionar uma antecipação da maturação do fruto com uma qualidade e teor elevado. No caso da família Eggert, o maturador utilizado é a base de álcool em gel, cujo sistema utiliza a técnica de resfriamento, trazendo melhor qualidade ao fruto da bananeira. “A banana fica com a casca mais amarelinha e muito mais saborosa”.
A propriedade da família Eggert foi aberta para os agricultores da região, em um Dia Especial realizado pela Emater-RO, com o objetivo de mostrar a todos as vantagens da diversificação da produção para a agricultura familiar. Mais de 200 pessoas participaram do evento que contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Evandro Cesar Padovani e do presidente da Emater-RO, Luiz Gomes Furtado, além de autoridades locais e da região.
Fonte: Wania Ressutti
Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância
A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M
Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara
Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest