Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Propositura de Epifânia incentiva a cultura no estado


A Assembleia Legislativa realizou, na manhã do dia 12 de Abril, uma Audiência Pública para debater as implantações do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura (FEDEC/RO), Sistema Estadual de Cultura (SEC) e Sistema de Financiamento à Cultura (SEFIC). A propositura é uma iniciativaPropositura de Epifânia incentiva a cultura no estado - Gente de Opinião da Deputada Estadual Epifânia Barbosa (PT) para discutir os melhores caminhos para o fortalecimento da cultura no Estado de Rondônia. Autoridades e artistas puderam debater sobre os benefícios que serão gerados para o segmento em questão, com a implantação dos três projetos culturais, que foram encaminhados à Assembleia pelo Poder Executivo.

De acordo com a deputada Epifânia Barbosa, eles servirão para possibilitar maior dinamismo às iniciativas da sociedade em relação aos movimentos culturais. “Com a criação do sistema, deverá haver uma participação paritária da sociedade civil com o executivo. Também teremos o financiamento de projetos de iniciativa social e, com isso, poderemos ter uma política pública definida, com uma fonte de recursos clara para que possamos executar estas idéias”, explica.

Apenas os estados de Rondônia e de Santa Catarina ainda não possuem este sistema de políticas públicas voltadas para a cultura, que são ações previstas em um plano nacional. Com a implantação dos projetos de lei, os financiamentos virão diretamente do próprio governo estadual e de algumas empresas.

Segundo o Secretário de Cultura do Estado de Rondônia, Francisco Leilson, a implantação dos três projetos de lei vai fortalecer a cidadania no estado. “A cultura faz parte da identidade rondoniense. O Sistema a ser implantado vai alinhar e equilibrar uma política nacional de cultura com Rondônia. A lei de políticas culturais fornece direitos à população”, conta o Secretário.

Para Waldison Pinheiro, representante da Fundação Cultural Iaripuna de Porto Velho, a propositura da deputada Epifânia favorece o aprimoramento dos projetos propostos. “Às vezes a legislação é criada por alguém que idealiza a proposta, mas não tem o entendimento total dos seguimentos, no caso, culturais. A iniciativa da deputada traz os artistas para debaterem este tema”, explica.

Com a implantação dos projetos, o estado de Rondônia fornecerá maior apoio para as manifestações culturais, através de mecanismos próprios de incentivo à cultura.

Fonte: Comunica


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes entrega Laboratório de Corte e Costura e LABATIVA para fortalecer inclusão de famílias atípicas em Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes entrega Laboratório de Corte e Costura e LABATIVA para fortalecer inclusão de famílias atípicas em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) marcou mais um avanço na inclusão social em Porto Velho com a entrega de dois novos espaços de cap

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol presidiu sessão solene de entrega de votos de louvor aos agentes de crédito do Programa de Apoio às Micro e P

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, nesta sexta-feira (27), o troféu da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, reconheci

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)