Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ProJoven é uma saída para tirar jovens da marginalidade


O deputado Eduardo Valverde(PT/RO) elogiou hoje, no Plenário da Câmara, o relançamento do Programa ProJovem, do Governo Federal, que passará atender a partir do ano que vem, jovens de até 17 anos. Hoje, só tem direito ao benefício quem tem até 15 anos. Com essa ampliação, serão atendidos até 2010, cerca de 4,2 milhões de jovens.

Para Valverde a intenção do Governo Federal é elevar a escolaridade e dar uma melhor  qualificação profissional ao maior número de jovens nessa faixa etária, que ao procurem entrar no mercado de trabalho, encontram a barreira da desqualificação.

"Se não houver políticas públicas que qualifiquem esse jovens, o crime organizado os qualificará para a prática do crime. Precisamos dá condições para que isso não ocorra, e um programa de Estado que vise dar alternativa de vida, trabalho e escolaridade é bem-vindo", disse.

De acordo com parlamentar, se for feita uma pesquisa nos grandes presídios brasileiros se observará que boa parte da população carcerária é composta de jovens, o que mostra, na sua opinião, a necessidade de se buscar uma saída para reverter essa realidade. Para ele a saída pode começar com a ampliação dos programas de inclusão social e qualificação profissional.

"O PróJovem, vai permitir a inclusão social por meio da escola. Jovens que sequer completaram a 4ª série do ensino fundamental terão oportunidade de completar a sua escolaridade,", ressaltou.

Conferência da Juventude _ Deve acontecer, ainda este mês, em Porto Velho, a Conferência Municipal da Juventude, que tem como objetivo promover a participação cidadã em setores como: movimentos populares e sociais, sindicatos ONG's, OSCIP's, estudantes, partidos políticos e Poder Público.

Também serão tratados no encontro, as metas da coordenadoria municipal que inclui a ampliação e a geração de trabalho e renda para a juventude portovelhense; a redução da violência cometida e sofrida pelo jovem portovelhense; a melhoria na oferta e qualidade da educação formal e informal do município, entre outros. 

Fonte: Leila Brito  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)