Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ProJoven é uma saída para tirar jovens da marginalidade


O deputado Eduardo Valverde(PT/RO) elogiou hoje, no Plenário da Câmara, o relançamento do Programa ProJovem, do Governo Federal, que passará atender a partir do ano que vem, jovens de até 17 anos. Hoje, só tem direito ao benefício quem tem até 15 anos. Com essa ampliação, serão atendidos até 2010, cerca de 4,2 milhões de jovens.

Para Valverde a intenção do Governo Federal é elevar a escolaridade e dar uma melhor  qualificação profissional ao maior número de jovens nessa faixa etária, que ao procurem entrar no mercado de trabalho, encontram a barreira da desqualificação.

"Se não houver políticas públicas que qualifiquem esse jovens, o crime organizado os qualificará para a prática do crime. Precisamos dá condições para que isso não ocorra, e um programa de Estado que vise dar alternativa de vida, trabalho e escolaridade é bem-vindo", disse.

De acordo com parlamentar, se for feita uma pesquisa nos grandes presídios brasileiros se observará que boa parte da população carcerária é composta de jovens, o que mostra, na sua opinião, a necessidade de se buscar uma saída para reverter essa realidade. Para ele a saída pode começar com a ampliação dos programas de inclusão social e qualificação profissional.

"O PróJovem, vai permitir a inclusão social por meio da escola. Jovens que sequer completaram a 4ª série do ensino fundamental terão oportunidade de completar a sua escolaridade,", ressaltou.

Conferência da Juventude _ Deve acontecer, ainda este mês, em Porto Velho, a Conferência Municipal da Juventude, que tem como objetivo promover a participação cidadã em setores como: movimentos populares e sociais, sindicatos ONG's, OSCIP's, estudantes, partidos políticos e Poder Público.

Também serão tratados no encontro, as metas da coordenadoria municipal que inclui a ampliação e a geração de trabalho e renda para a juventude portovelhense; a redução da violência cometida e sofrida pelo jovem portovelhense; a melhoria na oferta e qualidade da educação formal e informal do município, entre outros. 

Fonte: Leila Brito  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)