Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto Tenda da Cidadania acontece dia 9 de outubro


A comunidade de Rio Pardo, localizada na Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro, 150 km de Porto Velho, sentido Distrito de Jacy Paraná, será a próxima a receber o projeto "Tenda da Cidadania", no próximo dia 9 de outubro, a partir das 8h. O evento acontecerá na escola municipal Rio Pardo.

O projeto desenvolvido pela prefeitura de Porto Velho foi criado para que se possa levar, por meio de suas representações municipais, a prestação de serviços simultâneos em diversas áreas à população. “Este é um projeto voltado para os distritos que são tão carentes de alguns serviços. É um dia que conseguimos reunir lazer, saúde, educação e esporte, num esforço conjunto de dezenas de servidores que não medem esforços para levar mais cidadania para estas localidades, em muitos casos localizados a longas distâncias”, disse a primeira dama Lucilene Peixoto, coordenadora e idealizadora do projeto.
 

Sem obstáculos

A comunidade de Rio Pardo conta com uma pequena área urbana e produtores rurais que somam mais de 2.500 famílias. A área pertence a uma unidade de conservação, sob a responsabilidade do Governo Federal. Lucilene Peixoto destaca que com essa proposta, a prefeitura facilita a vida das pessoas que vivem longe da cidade e precisam viajar quilômetros de estradas para ter acesso a um médico ou a um cartório. “Neste caso específico, a comunidade do Rio Pardo tem a peculiaridade de além de estar em uma Flona e tem o acesso difícil, devido a estrada de terra. Mas como esta administração trabalha para todos em todos os lugares, Rio Pardo não poderia ficar de fora”, reforçou a primeira dama.

Lucilene disse ainda que a Tenda da Cidadania vem acontecendo, nos lugares mais distantes, como no baixo Madeira e nos distritos fora do eixo da BR 364. “Os resultados vão além dos documentos emitidos, dos atendimentos médicos, dos serviços técnicos, das brincadeiras, das orientações, das distribuições de informativos e tudo mais que é levado para as comunidades, atinge o que o próprio nome diz: cidadania”, apontou.
 

Serviços

Em Rio Pardo, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) desenvolverá atividades como, dominó, xadrez, basquete, vôlei, ping-pong, futebol, entre outras. A secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está responsável pela área de educação em saúde com orientações e distribuição de material informativo sobre tuberculose, câncer do colo do útero e mama, DST/Aids, hipertensão, diabetes e raiva e ainda distribuição de preservativos, teste de colesterol (para pessoas acima de 30 anos), teste de glicemia, consulta com clínico geral e vacinação contra febre amarela, hepatite B, tríplice viral (mulheres em idade fértil), BCG, antipólio, tetra valente, rota vírus, DTP e anti-rábica.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) aproveitará a realização do projeto para fazer a atualização de cadastro e informações sobre o Programa Bolsa. A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres realizará cursos e oficinas. O mesmo fará a coordenadoria da Juventude, que por meio da Rede da Juventude, vai realizar oficinas de dança de rua. O Ipam vai disponibilizar profissionais de odontologia para serviços como restaurações e extrações. A secretaria de Meio Ambiente distribuirá mudas de ipês e outras espécies e ainda exibirá vídeos sobre preservação do meio ambiente. A Semdestur vai emitir carteira de trabalho e promoverá cursos e capacitações, sendo que ocorrem uma semana antes e no dia é a aula prática e entrega de certificados.
 

Edição anterior

O projeto contemplou a localidade em outubro do ano passado e naquela oportunidade realizou 425 atendimentos odontológicos, 314 atendimentos médicos; emitiu 513 Carteiras de Trabalho, 550 Cadastros da Pessoa Física (CPF), realizou 93 exames de vista; vacinou 119 pessoas; e 345 famílias foram recadastradas para o Programa Bolsa Família.

Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)