Sexta-feira, 1 de outubro de 2010 - 17h02
O projeto de Ressocialização de Apenados de Rondônia (Ressoar), iniciativa do Poder Judiciário por meio da Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Porto Velho, finalizou neste mês de setembro a sua sétima edição, com a realização de mais de 10 mil procedimentos e o atendimento a 100% da população carcerária da capital.
De acordo com o juiz Sérgio William Domingues Teixeira, titular da VEP e coordenação do projeto, além do atendimento jurídico, como a concessão de benefícios, também são realizados atendimentos sociais e médicos. Esse ano, foram emitidas 45 certidões de nascimento, 136 CPF, 132 carteiras de trabalho e 196 cédulas de identidade, de um total de 3.825 atendimentos.
Durante mais de um mês de trabalho, foram realizadas 3.860 audiências. Dessas, 923 foram no presídio Urso Branco, e em 224 houve a progressão de regime dos apenados atendidos. Outros 63, no entanto, tiveram regressão e perderam a oportunidade de diminuir o tempo de prisão em regime fechado. Além disso, outros 120 pressos tiveram as progressões agendadas, para, no momento previsto pela lei, terem acesso aos benefícios durante o cumprimento de pena.
Situação semelhante foi registrada nas outras unidades prisionais. Em algumas, como o presídio feminino, o número de atendimento foi menor, mas todas as 134 apenadas de lá foram atendidas de alguma forma. A população carcerária de Porto Velho representa mais da metade dos presos em Rondônia. Na análise do juiz titular da VEP, a iniciativa é pacificadora e garante que a mesma lei que pune quem comete crime, também beneficie quem tem bom comportamento e deseja ser reintegrado à sociedade.
Veja o quadro de atendimentos social e médico:
Serviço Social 789
Cert. Nascimento 45
CPF 136
CTPS 132
RG 196
Médico 987
Exames 483
Odontológico 793
Psicológico 187
Psiquiátrico 77
Progressões e regressões de pena:
Unidade Progressão Regressão
Urso Branco 224 63
Ênio Pinheiro 285 36
Urso Panda 150 46
Pres. Feminino 16 16
Fonte: Ascom TJRO
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi

Deputada Ieda Chaves resgata idosa, 10 animais e revela drama humano em Porto Velho
Após uma ação da Patrulha de Resgate, um projeto liderado pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) na última semana, no bairro Aponiã, em P

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)