Sexta-feira, 1 de outubro de 2010 - 17h02
O projeto de Ressocialização de Apenados de Rondônia (Ressoar), iniciativa do Poder Judiciário por meio da Vara de Execuções Penais (VEP) da comarca de Porto Velho, finalizou neste mês de setembro a sua sétima edição, com a realização de mais de 10 mil procedimentos e o atendimento a 100% da população carcerária da capital.
De acordo com o juiz Sérgio William Domingues Teixeira, titular da VEP e coordenação do projeto, além do atendimento jurídico, como a concessão de benefícios, também são realizados atendimentos sociais e médicos. Esse ano, foram emitidas 45 certidões de nascimento, 136 CPF, 132 carteiras de trabalho e 196 cédulas de identidade, de um total de 3.825 atendimentos.
Durante mais de um mês de trabalho, foram realizadas 3.860 audiências. Dessas, 923 foram no presídio Urso Branco, e em 224 houve a progressão de regime dos apenados atendidos. Outros 63, no entanto, tiveram regressão e perderam a oportunidade de diminuir o tempo de prisão em regime fechado. Além disso, outros 120 pressos tiveram as progressões agendadas, para, no momento previsto pela lei, terem acesso aos benefícios durante o cumprimento de pena.
Situação semelhante foi registrada nas outras unidades prisionais. Em algumas, como o presídio feminino, o número de atendimento foi menor, mas todas as 134 apenadas de lá foram atendidas de alguma forma. A população carcerária de Porto Velho representa mais da metade dos presos em Rondônia. Na análise do juiz titular da VEP, a iniciativa é pacificadora e garante que a mesma lei que pune quem comete crime, também beneficie quem tem bom comportamento e deseja ser reintegrado à sociedade.
Veja o quadro de atendimentos social e médico:
Serviço Social 789
Cert. Nascimento 45
CPF 136
CTPS 132
RG 196
Médico 987
Exames 483
Odontológico 793
Psicológico 187
Psiquiátrico 77
Progressões e regressões de pena:
Unidade Progressão Regressão
Urso Branco 224 63
Ênio Pinheiro 285 36
Urso Panda 150 46
Pres. Feminino 16 16
Fonte: Ascom TJRO
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho
O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)