Terça-feira, 2 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto 'Meu Sítio, Minha Casa' premia vencedores


 Projeto 'Meu Sítio, Minha Casa' premia vencedores - Gente de Opinião

O projeto “Meu sítio, minha casa- Quem ama cuida” foi encerrado na manhã de ontem, quarta-feira, dia 10, com uma festa que movimentou o reassentamento Santa Rita, localizado a 54 quilômetros de Porto Velho.

Iniciado em agosto deste ano, o projeto foi desenvolvido pela Santo Antônio Energia em parceria com a Emater, a consultoria Plenu´s e outras instituições, com os objetivos de incentivar os moradores dos reassentamentos a realizarem melhorias ambientais em seus lotes e a incrementarem a produção agrícola familiar.

Participaram 178 famílias dos reassentamentos Santa Rita, Morrinhos e São Domingos. Os lotes foram avaliados durantes os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro por uma equipe de oito consultores da empresa Plenu´s que observaram o cuidado e organização das partes internas e externas das casas, paisagismo do entorno do lote, destinação de resíduos, condições dos animais domésticos e das hortas, armazenamento de insumos e de alimentos, entre outros quesitos. “Este projeto possibilitou às famílias adotarem atitudes positivas que já estão sendo incorporadas ao cotidiano. Todo o trabalho realizado aqui é resultado do amor das famílias por seus sítios e por suas terras”, declarou o coordenador Fundiário da Santo Antônio Energia, Ivan Silveira.

Projeto 'Meu Sítio, Minha Casa' premia vencedores - Gente de Opinião

Foram premiadas 15 famílias que ganharam roçadeira, pulverizador, freezer, geladeira, televisão, máquina de lavar e micro-ondas. Os três primeiros colocados foram contemplados com uma moto por família. O grande vencedor na categoria geral foi Antônio Varini, morador do reassentamento São Domingos e produtor de hortaliças, frutíferas e mandioca. 

Conhecendo  seu lote, não é difícil entender o motivo da vitória. Flores de todas as cores e tamanhos enfeitam o quintal. Nada está fora do lugar. Pés de milho estão enfileirados, a frondosa árvore repleta de carambolas está cheia de pequenos ninhos de pássaros. Tem também pimenteiras, pés de amora e de coco visitados a todo momento por borboletas amarelas. Impossível não se encantar com tanto capricho. O segredo para ter um lar tão bonito e bem cuidado, é o próprio senhor Varini quem revela: “Lá em casa fazemos tudo com muito amor e trabalhamos sempre de forma organizada, pensando no melhor para nossa família. Meu jardim é simples, mas bonito porque investimos nele o que temos de melhor que é nossa força, nossa garra e nossa coragem”.

O projeto terminou com festa e com um “costelão” servido para centenas de pessoas no reassentamento Santa Rita.

Fonte: Carla Nascentes

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping

“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping

O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend

PL do Bolsonaro investiu mais de R$ 40 milhões em infraestrutura em São Francisco do Guaporé, confirma visita do Rota 22

PL do Bolsonaro investiu mais de R$ 40 milhões em infraestrutura em São Francisco do Guaporé, confirma visita do Rota 22

Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu

Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores

Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores

Fortalecer a inclusão digital e apoiar os projetos sociais têm sido prioridades no mandato da deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista).

Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil

Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil

A 3ª edição do projeto “Cidadania no Bairro”, idealizado pelo deputado estadual Eyder Brasil (PL), atendeu mais de 2000 moradores no bairro Nacional,

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)