Quarta-feira, 25 de junho de 2014 - 11h17

Programa criado pelo governo estadual para auxiliar os municípios na recuperação das estradas de responsabilidade das prefeituras, o Projeto Mão Amiga atende, de forma simultânea, quatro municípios, em pontos extremos do Estado. As máquinas do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) atendem as cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Chupingua e Espigão do Oeste.
Chupinguaia
Adinaldo Andrade, coordenador do Projeto Mão Amiga, disse que o governo fará a recuperação de 400 km de estradas em Chupinguaia, na região do Cone Sul. Desse total, ressalta que cerca de 300 km já foram recuperados e que nesta semana as máquinas trabalham na região do distrito de Boa Esperança.
O prefeito Vanderlei Palhari afirma que o ‘Mão Amiga’ está entre os melhores projetos implantados pelo governo. “Chupinguaia é pequena, porém, com mais de mil quilômetros de vicinais. Não temos recursos e nem máquinas para trabalhar”, declara o prefeito ao garantir que a região rural está melhorando infinitamente. O prefeito acrescenta, ainda, que o ‘Mão Amiga’ está sendo tão bom que ele (prefeito) já pensa em receber o benefício no próximo ano.
Espigão do Oeste
Em Espigão do Oeste já foram recuperados aproximadamente 330 km de estradas. O município deve ser beneficiado com 400 km de patrolamento e abertura lateral de vicinais. O prefeito Célio Renato afirma que Espigão tem mais de dois mil km de vicinais e que a prefeitura, sozinha, não teria condições atuar em toda sua malha viária.
Guajará-Mirim
Em Guajará-Mirim a atuação do ‘Mão Amiga’, a pedido do prefeito Dúlcio Mendes, ocorre na limpeza da cidade, uma das mais atingidas pela cheias dos rios Madeira e Mamoré. Com 20 dias de trabalho já foram retiradas mais de 3.500 caçambas de entulho das ruas de Guajará. A equipe deve permanecer na cidade por mais dez dias. De acordo com o coordenador dos trabalhos, Adinaldo Andrade, o governo deve realizar cerca de 80% da limpeza total de Guajará-Mirim. O restante dos trabalhos deve ser executado pela prefeitura.
Nova Mamoré
Em Nova Mamoré o projeto Mão Amiga é realizado pela Residência Regional do DER de Porto Velho, sob a coordenação de José Soares, o Zezinho. Nesta semana as máquinas trabalham nas estradas da região do distrito do Araras, considerado pelo prefeito Laerte Queiroz, o local mais crítico por causa das cheias dos rios Araras, Madeira e Mamoré.
Nas parcerias com as prefeituras o governo cede as máquinas, equipamentos e servidores e as prefeituras custeiam o combustível e as lâminas das máquinas.
Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Foto: Nilson Nascimento
Decom - Governo de Rondônia
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)