Quinta-feira, 17 de setembro de 2015 - 11h44
O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) apresentou projeto de lei estabelecendo diretrizes e parâmetros para o desenvolvimento de políticas públicas e educacionais direcionada à educação bilíngue para surdos, a serem implantadas e implementadas no âmbito do Estado.
Para a educação bilíngüe a surdos são utilizadas a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a língua portuguesa escrita, como segunda língua, sendo estas as formas de comunicação e de instrução das atividades escolares. O projeto prevê a criação da Escola Pública Integral Bilíngue.
Jesuíno explicou que a propositura tem a finalidade de resguardar os direitos humanos dos surdos, com atenção aos princípios éticos, identitários, culturais, educacionais e linguísticos dos direitos universais.
Citou que se busca garantir a manutenção e a criação de escolas que tenham como proposta educacional uma educação específica, diferenciada, cultural e bilíngue.
“O poder público deverá promover a eliminação de barreiras de comunicação e estabelecer mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldades de comunicação”, justificou o deputado Jesuíno Boabaid.
Fonte: Ascom
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató
Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste
A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n
Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e
Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões Para o Hospital João Paulo II e HB
Com atuação firme na saúde pública, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) segue investindo em Rondônia com emendas e projetos que fortal