Quarta-feira, 1 de julho de 2015 - 16h38
Deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) comemora derrubada do veto do Poder Executivo ao projeto de lei nº 023/15, que dispõe sobre o horário especial de trabalho do Policial Militar e do Bombeiro Militar, estudante matriculado em estabelecimento de ensino superior. A votação aconteceu na noite de terça-feira (30), durante sessão extraordinária na Assembleia Legislativa.
O parlamentar garante que o veto imposto pelo Governo de Rondônia não tem base fundamental, pois os artigos 61 e 84 da Constituição Estadual dizem qual a competência exclusiva de proposituras de matérias do Executivo e a Constituição Federal estabelece que todo cidadão tem direito ao estudo. “Vencemos mais uma em favor dos policiais e
bombeiros militares, que podem manter seus estudos sem prejudicar o trabalho”, destacou.
Jesuíno disse considerar uma grande vitória em favor da categoria, pois acredita que o Poder Executivo é quem deveria propor a qualificação profissional da segurança pública, mas que isso não tem sido feito e os servidores buscam por conta própria melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
O deputado frisou, ainda, que essa conquista não atende apenas a categoria de policiais e bombeiros militares, mas toda a sociedade rondoniense.
O veto foi derrubado por unanimidade dos presentes na sessão e contou com elogios e apoio dos demais parlamentares, que parabenizaram Jesuíno pela defesa da segurança pública.
Jesuíno Boabaid criticou o veto dado pelo governo, que alegou vício de iniciativa da proposta, porém o artigo 186 da Constituição Federal prevê que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e executada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua preparação e qualificação para o trabalho.
Já o artigo 144 da Constituição Estadual dispõe que a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar serão regido por legislação especial, que definirá suas atividades e atuação harmônica, respeitados os princípios constitucionais e a legislação federal, bem como, no que couber o previsto no Estatuto dos Servidores Públicos Civis e Militares.
Fonte: Elaine Maia
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2
Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia
Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla