Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto de inclusão da PM beneficia rendimento escolar


Gente de Opinião

O Projeto “Sou Mais que Vencedor”, que leva cidadania e inclusão social a crianças e adolescentes que residem em regiões com alto índice de criminalidade, foi apresentado nesta sexta-feira (6), no quartel do 1º Batalhão da Polícia Militar a jornalistas da capital. O evento terminou de forma festiva, pois os estudantes da escola estadual de ensino fundamental Jesus Burlamaqui ficaram entusiasmados ao conhecer de perto os equipamentos, veículos e aptidões dos policiais durante exibições feitas exclusivamente para eles. Alguns pediram informações sobre como podem ingressar na carreira policial no futuro.

Os estudantes chegaram cedo ao quartel do 1º Batalhão e foram informados de que aquela unidade foi origem da Polícia Militar em Rondônia. Depois, visitaram um stand onde estava o armamento utilizado no policiamento cotidiano da cidade. Em seguida foi iniciada a exibição do Pelotão de Motociclismo, que mostrou as formas de operacionalização dos veículos. Também se apresentaram grupamentos da Ciclopatrulha e Força Tática,  que conquistaram aplausos dos estudantes.
 

Entusiasmo

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

O momento de maior interação, entretanto, aconteceu quando os alunos tiveram contato com equipamentos utilizados pela Força Tática. Ralison Monteiro, de 11 anos, pôs um capacete e muniu-se com um escudo e surpreendeu os colegas. Feliz com o momento, ele disse que gostaria de ser policial militar no futuro. Afirmou também que o trabalho realizado em sua escola ajudou a tornar o ambiente mais pacífico e reduziu a violência.

Também entusiasmada estava a subdiretora da escola, professora Mariana Chagas. Ela disse que o projeto Sou Mais Que Vencedor trouxe melhorias pedagógica e disciplinar entre os alunos. “Eles se sentem cidadãos, parte da sociedade”, explicou. A Escola Jesus Burlamaqui funciona no bairro Areal da Floresta, na zona Sul da cidade.

A professora Mariana disse ainda os resultados positivos do projeto são visíveis e de grande valor para o processo educacional. Muitos tinham déficit no aprendizado e já superaram este problema. “É a primeira vez que eles vêm aqui e estão deslumbrados. Um deles já quis saber o que precisa fazer para ser um policial militar e eu expliquei que precisa estudar muito”.

Interação

O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Fernando Luiz Prettz, também visitou o quartel do 1º BPM e conferiu os resultados do projeto. Segundo ele, este trabalho faz parte da filosofia de Polícia Comunitária, que promove o desenvolvimento da confiança mútua, a participação e o envolvimento da comunidade em favor do resgate da cidadania e diminuindo o índice de criminalidade.

O Projeto Sou Mais que Vencedor é coordenado pelo sargento PM Ivan Haroldney, que também é professor. Segundo ele, a  meta é resgatar a cidadania e formar cidadãos. “Se eu conseguir regatar um aluno, já considerarei que o trabalho atingiu a meta”, resumiu.

Como professor de educação física, o sargento PM  Haroldney utiliza os esportes como meio de alcançar a integração social dos alunos, mas também realiza visitas a museus e a obras, como as hidrelétricas, além palestras sobre temas diversos, que contribuem para agregar conhecimento à rotina escolar.

O Projeto Sou Mais Que Vencedor, segundo o sargento PM Haroldney, tem apoio incondicional do 1º Batalhão da Polícia Militar, que é comandado pelo tenente coronel PM Sérgio Nunes, e juiz de direito Sérgio William, da Vara de Execuções Penais. “Este trabalho pode ser ampliado e levar seu benefícios para outras escolas, mas necessitamos de pessoal qualificado e disponível”, concluiu.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)