Porto Velho (RO) domingo, 21 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Projeto de Follador cria parlamento que vai eleger 24 deputados mirins


Projeto de Follador cria parlamento que vai eleger 24 deputados mirins - Gente de Opinião

Atendendo ao projeto de resolução apresentado pelo deputado Adelino Follador (DEM), a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou esta semana a criação do Programa Jovem Parlamentar, que vai selecionar 24 estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, que durante 4 (quatro) meses atuarão como deputados estaduais mirins.

De acordo com o deputado, nos termos do projeto aprovado, durante esse período os estudantes irão exercer papéis similares a de um deputado, de modo que se sintam estimulados a desempenhar as atividades normais do dia a dia de um deputado, na discussão, proposição e na análise medidas e procedimentos regimentais relativos ao trâmite das proposições, inclusive quanto à iniciativa; discussão e votação em plenário; expedição de autógrafos e publicação, onde ficará consignado o nome do autor do projeto aprovado.

Adelino Follador explicou que os alunos serão escolhidos em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), que observará os requisitos essenciais para os candidatos ao cargo, dentre eles o de ter uma frequência mínima em sala de aula de 75%; rendimento escolar (média) igual ou superior a 7,0 (sete); ser autorizado pelos pais; e, por fim, ser eleito no processo eleitoral que ocorrerá dentro das escolas, tudo de acordo com a previsão dos artigos 6º e 7º do projeto de resolução aprovado.

O deputado explicou também que os processos eleitorais realizados nas escolas escolhidas pela SEDUC serão semelhantes às eleições para deputado estadual. Cada escola só poderá indicar e eleger um único deputado mirim, ficando consignado, de acordo com as regras aprovadas, que em caso de empate o aluno mais velho será declarado vencedor, e, se ainda permanecer o empate por idade, será eleito deputado mirim o aluno que apresentar o melhor rendimento escolar.

Follador explicou que tão logo sejam conhecidos os 24 parlamentares jovens será realizada uma eleição entre eles para a escolha de um Presidente, um Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, para compor a Mesa Diretora para dirigir os trabalhos. Todo esse trabalho será orientado e assessorado por deputados estaduais e funcionários da casa, que integrarão uma Comissão Executiva a ser nomeada pelo presidente Laerte Gomes.

Ao justificar seu projeto, Adelino Follador disse que esta é uma iniciativa tão importante quanto o ensino regular, eis que incute no aluno a responsabilidade e o sentimento de servir a sociedade em que vive. Na visão do deputado, a proposta é criar um novo formato para o Parlamento Jovem no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, através da simulação do exercício do mandato parlamentar, levando as discussões sobre as funções e a importância do Poder Legislativo para dentro das escolas, ampliando-se a informação e o conhecimento dos jovens sobre os trabalhos desenvolvidos no Parlamento.

Mais Sobre Política

Deputada Cássia Muleta indica obras de revitalização na RO-010

Deputada Cássia Muleta indica obras de revitalização na RO-010

A deputada Cássia Muleta (Podemos), em outra indicação, pediu ao Governo do Estado para que envie ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a dem

Deputado Anderson Pereira se reúne com diretor do DER para retomada de melhorias na Estrada da Penal

Deputado Anderson Pereira se reúne com diretor do DER para retomada de melhorias na Estrada da Penal

O deputado estadual Anderson Pereira (Pros) esteve na quarta-feira (17) com o diretor geral do Departamento de Estradas, Rodagens (DER-RO), Coronel

Deputado Geraldo da Rondônia cobra do governo manutenção da RO-459 de acesso a Alto Paraíso

Deputado Geraldo da Rondônia cobra do governo manutenção da RO-459 de acesso a Alto Paraíso

Acompanhando a situação precário das rodovias estaduais ocasionados pela falta de manutenção, o deputado Geraldo da Rondônia (PSC), tem manifestado

Emenda de Follador é liberada para aquisição de veículo para transporte de lixo hospitalar

Emenda de Follador é liberada para aquisição de veículo para transporte de lixo hospitalar

Já estão disponíveis os recursos da ordem de R$ 119 mil (cento e dezenove mil reais), destinados através de emenda parlamentar do deputado Adelino Fol