Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto de Follador cria parlamento que vai eleger 24 deputados mirins


Projeto de Follador cria parlamento que vai eleger 24 deputados mirins - Gente de Opinião

Atendendo ao projeto de resolução apresentado pelo deputado Adelino Follador (DEM), a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou esta semana a criação do Programa Jovem Parlamentar, que vai selecionar 24 estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, que durante 4 (quatro) meses atuarão como deputados estaduais mirins.

De acordo com o deputado, nos termos do projeto aprovado, durante esse período os estudantes irão exercer papéis similares a de um deputado, de modo que se sintam estimulados a desempenhar as atividades normais do dia a dia de um deputado, na discussão, proposição e na análise medidas e procedimentos regimentais relativos ao trâmite das proposições, inclusive quanto à iniciativa; discussão e votação em plenário; expedição de autógrafos e publicação, onde ficará consignado o nome do autor do projeto aprovado.

Adelino Follador explicou que os alunos serão escolhidos em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), que observará os requisitos essenciais para os candidatos ao cargo, dentre eles o de ter uma frequência mínima em sala de aula de 75%; rendimento escolar (média) igual ou superior a 7,0 (sete); ser autorizado pelos pais; e, por fim, ser eleito no processo eleitoral que ocorrerá dentro das escolas, tudo de acordo com a previsão dos artigos 6º e 7º do projeto de resolução aprovado.

O deputado explicou também que os processos eleitorais realizados nas escolas escolhidas pela SEDUC serão semelhantes às eleições para deputado estadual. Cada escola só poderá indicar e eleger um único deputado mirim, ficando consignado, de acordo com as regras aprovadas, que em caso de empate o aluno mais velho será declarado vencedor, e, se ainda permanecer o empate por idade, será eleito deputado mirim o aluno que apresentar o melhor rendimento escolar.

Follador explicou que tão logo sejam conhecidos os 24 parlamentares jovens será realizada uma eleição entre eles para a escolha de um Presidente, um Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, para compor a Mesa Diretora para dirigir os trabalhos. Todo esse trabalho será orientado e assessorado por deputados estaduais e funcionários da casa, que integrarão uma Comissão Executiva a ser nomeada pelo presidente Laerte Gomes.

Ao justificar seu projeto, Adelino Follador disse que esta é uma iniciativa tão importante quanto o ensino regular, eis que incute no aluno a responsabilidade e o sentimento de servir a sociedade em que vive. Na visão do deputado, a proposta é criar um novo formato para o Parlamento Jovem no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, através da simulação do exercício do mandato parlamentar, levando as discussões sobre as funções e a importância do Poder Legislativo para dentro das escolas, ampliando-se a informação e o conhecimento dos jovens sobre os trabalhos desenvolvidos no Parlamento.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)