Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto Açaí forma 51 professores indígenas


O Governo do Estado de Rondônia por intermédio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) promove a formação no magistério de 51 educadores indígenas, atividade vinculada através do projeto Açaí. O evento será realizado nesta sexta-feira (10) nas dependências do Centro de Treinamento da Emater (Cebtrer) localizado no município de Ouro Preto do Oeste, a partir da 16h.

O projeto Açaí teve inicio no ano de 1998, sendo direcionado aos educadores indígenas para lecionarem em suas comunidades. Nesta turma participaram professores pertencentes a 38 etnias, falando 23 línguas diferentes e que vivem em 20 terras indígenas no Estado de Rondônia.

De acordo com o coordenador da educação indígena, Narae Surui, “está formação é um marco na educação indígena do nosso Estado, contribuindo para o fortalecimento das culturas indígenas e da valorização dos conhecimentos tradicionais do povo indígena”, destaca Narae.

A formação indígena promove o diálogo intercultural favorecendo a melhoria da qualidade de ensino no Estado de Rondônia. O secretário de educação, professor Edinaldo Lustoza, destaca “que o projeto é fundamental para ampliação de turmas do Ensino Fundamental e Médio, fazendo com que mais alunos tenham o acesso aos estudos. O Governo do Estado de Rondônia parabeniza todos os educadores pela conquista alcançada na luta pela melhoria da qualidade de ensino”.

Fonte: A/I SEDUC - Decom 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)