Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Programa LIDER em Pimenta Bueno

Plano de ação em desenvolvimento por participantes do evento já tem data máxima a ser apresentado


Programa LIDER em Pimenta Bueno - Gente de Opinião

Participantes do programa LIDER têm até 2027 para apresentar e entregar o projeto pronto para a comunidade

A data máxima prevista para apresentar o projeto de desenvolvimento regional é dia 24 de novembro de 2027, mas a ideia é divulgá-lo para a comunidade antecipadamente. O objetivo do grupo de trabalho é alinhar as demandas dos planos locais e o crescimento econômico, manter a convergência das políticas públicas municipais e de fomentos estaduais e nacionais voltadas ao empreendedorismo.

Durante o segundo dia do encontro referente ao sexto módulo do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), a integrante do grupo Rosane Dalanhol conta sobre a data máxima para entregar o plano de ação: “Esse é o sexto encontro, e todo mês, em dois dias, nós nos doamos e vivenciamos intensamente para fazer o projeto. E já temos uma data definida – que é dia 24 de novembro de 2027 – em que teremos que entregar esse projeto pronto. Nós vamos apresentar antes para a comunidade”.

Para a facilitadora Cláudia Marcondes, o objetivo é trabalhar esse processo, pensando mais estrategicamente nos resultados. Dessa forma, os participantes estarão capacitados e estimulados a partirem para a ação. “Do encontro passado pra cá, eles estão trabalhando visão, missão e valores da região centro-leste. A partir do próximo encontro, que é o 7º, eles já trabalharão mais a parte do plano de ação e, no 8º encontro, já vão se preparar para apresentar o projeto para a comunidade. Então, eles estão trabalhando esse caminho”, explica a facilitadora.

A participante do evento Nathane Geik Klems confessa que, no início, não sabia muito bem o que seria o programa, mas ao longo dos encontros tudo foi ficando mais claro: “Eu tenho uma expectativa muito grande quanto a esse programa. No início, eu não tinha muita, pois não conseguia entender onde eles queriam chegar, só que, com o desenvolvimento da ideia, eles conseguem trazer toda uma terminologia de como a gente deve atuar para melhorar nossa região econômica e social. Eu acho muito bacana e, se colocarmos em prática da forma como estamos fazendo aqui, vai ser excelente para nossa região”.

“Você começa a ter conhecimento de todas as áreas do seu estado. A gente vê qual é a dificuldade, os pontos fortes, o que podemos melhorar, e esse programa está aí para desenvolver essas áreas”, conta outro participante do evento, Grelson Campos.

Segundo Elani Satelis, analista técnica do Sebrae de Pimenta Bueno, a união entre os setores e as regiões é de extrema importância. “O Programa LIDER vem trabalhando as lideranças da região de Pimenta Bueno e Cacoal, para que, juntas, possam criar um plano de desenvolvimento. Os módulos são revezados e, hoje, está sendo realizado, aqui em Pimenta Bueno, o 6º módulo – em Cacoal será o 7º módulo, e o 8º, aqui em Pimenta, novamente. O objetivo dessa interação é que possamos unir essas duas regiões, porque vemos que são regiões fortíssimas e que precisam mobilizar essas lideranças locais e qualificá-las”, afirma a gestora.

Ao longo dos encontros, a expectativa para ver o crescimento econômico da região aumenta cada vez mais. De acordo com Aparecido Filipini Neves, participante do evento, “a expectativa é que esse instrumento que será entregue para a população no final desses encontros resgate um pouco da nossa potencialidade e que seja transformada de fato em desenvolvimento para nossa região e, assim, conseguir trazer riqueza pra nossa população”.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o  sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode entrar em contato pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)