Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Programa Juventude Cidadã reúne milhares de inscritos no auditório da Catedral


Dos mais de 2.400 inscritos, foram selecionados 2.000 jovens que irão participar de mais um programa do Governo Federal que será realizado em parceria com a prefeitura de Porto Velho. O anuncio dos inscritos foi feito no auditório da Catedral durante o evento considerado  como a primeira aula dos alunos. Os selecionados também foram informados sobre os cursos, datas e locais onde o programa vai ser desenvolvido.

Na cerimônia de abertura estavam presentes o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Dedilson Nunes da Silva que representou o ministro do trabalho, Luis Marinho, por causa de uma alteração de última hora na agenda, o prefeito Roberto Sobrinho, o padre Emílio Lanoche, que cedeu o espaço para a realização do evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, José Carlos Gadelha e a delegada Márcia Lobo, representado a Delegacia Regional do Trabalho, além de todo o secretariado municipal.

O representante do Governo Federal trouxe uma mensagem aos jovens participantes do programa. "O presidente Lula sempre nos pede que por onde nós andarmos, estejamos sempre lembrando a todos e principalmente aos jovens de todo o país, que ele foi um jovem muito discriminado neste país, pois também não tinha qualificação profissional, até que fez um curso no Senai e conseguiu um emprego depois de qualificado, e essa tem sido uma das grandes preocupações do governo federal: proporcionar condições para os jovens se prepararem para o mercado de trabalho" argumentou Dedilson Nunes da Silva.

Um dos propósitos do programa em Porto Velho é conseguir emprego para cerca de 600 jovens que concluírem o Juventude Cidadã e para isso o prefeito Roberto Sobrinho está contando com o apoio dos empresários da capital. "O presidente Lula não esqueceu suas origens e hoje tem grande parte de sua administração voltada para a capacitação dos jovens, principalmente dos que nunca trabalharam e não têm experiência. É importante que neste momento, possamos contar também com os empresários da capital, cada um, fazendo a sua parte" disse o prefeito.

Ainda dentro das políticas voltadas para a juventude, o prefeito Roberto Sobrinho anunciou a construção do Skate Park, onde será construída também uma pista de Half para os esqueitistas, um teatro municipal que será projetado com um espaço especialmente dedicado aos jovens dançarinos, cantores, compositores, participantes do movimento hip hop e artistas em geral. O prefeito anunciou também a construção de uma biblioteca municipal para atender os jovens da Zona Leste e uma escola de música que vai atender os jovens da zona sul da capital.

O Juventude Cidadã está sendo executado em todo o país, somente para jovens entre 16 e 24 anos, com renda familiar de até meio salário mínimo e que nunca tenham tido registro na Carteira Profissional de Trabalho. Os jovens selecionados vão receber um auxílio financeiro de cinco parcelas de 120 reais.

O programa vai ser executado em três pólos distribuídos pela capital, nas zonas Leste, Sul e Centro. Os alunos vão ser capacitados nas áreas de  Administração abrangendo as categorias de auxiliar administrativo, Office-boy, Office-girl e arquivista, alem das áreas de Saúde, Turismo, Artecultura e Telemática, com ênfase para telemarketing, operação e manutenção de computador.

Depois da cerimônia de abertura os jovens selecionados para o Juventude Cidadã participaram de um seminário no qual puderam opinar sobre o "Planejamento Participativo", que vai definir a condução dos cursos. Os nomes que não constam na lista dos selecionados devem ser checados pelos inscritos. Segundo informações da Semdes, alguns casos foram constatados como fora do perfil exigido pelo programa ou falta de documentação exigida durante o cadastro.

         
Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Presidente da OAB agradece empenho da Assembleia Legislativa para aprovação do piso salarial para advogados

Presidente da OAB agradece empenho da Assembleia Legislativa para aprovação do piso salarial para advogados

O presidente Laerte Gomes (PSDB), recebeu na manhã desta quinta-feira (25), em seu gabinete na presidência da Assembleia Legislativa, a visita do pr

Caderno de Conflitos no Campo Brasil é lançado durante audiência pública na Assembleia Legislativa

Caderno de Conflitos no Campo Brasil é lançado durante audiência pública na Assembleia Legislativa

Marcando o lançamento do Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2018, a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (25), audiência p

Mauro Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos soldados da borracha

Mauro Nazif apresenta projetos em defesa dos direitos dos soldados da borracha

O deputado Mauro Nazif (PSB) de RO apresentou dois projetos para que os Soldados da Borracha recebam o 13° salário (PL 1589/19) e para que tenham at

Assembleia aprova matérias do TJ, abre crédito suplementar para Executivo e autoriza cargos na Caerd

Assembleia aprova matérias do TJ, abre crédito suplementar para Executivo e autoriza cargos na Caerd

Em sessão extraordinária na noite desta terça-feira, 23, a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou matérias do Tribunal de Justiça  e do Poder Ex