Quarta-feira, 10 de agosto de 2011 - 14h06
A violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por indivíduos ou grupos, numa relação desigual de poder, geralmente praticada nas escolas, ganhou o nome de bullying.
A prática é considerada criminosa e vem sendo cada vez mais combatida dentro e fora do Brasil. Preocupados em se diagnosticar a ocorrência de bullying nas escolas municipais de Porto Velho, a secretaria municipal de Educação (Semed) lança nesta sexta-feira pela manhã, no Teatro Banzeiros, o Programa de Combate ao Bullying.
Segundo Ângela Aguiar, uma das coordenadoras da ação, a ideia é montar equipes multidisciplinares, formada por professores, gestores, pais e alunos, que deverão auxiliar na identificação dos casos e a frequência com que ocorrem nas escolas. “Queremos traçar um diagnóstico do bullying em Porto Velho para mais tarde traçarmos estratégias para combater caso a caso”, explicou.
Vítimas e agressores
Num primeiro momento, os membros das equipes vão participar de uma formação, onde serão orientados sobre como proceder antes e depois do mapeamento dos casos.
Segundo o site Brasil Escola, em 20% dos casos de bullying as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
Fonte: Róbinson Gambôa
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)