Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Programa Cidade Educadora é tema de reunião entre TCE, TJ, Unir, Fecomércio e Arom


A implementação em Rondônia do Cidade Educadora foi debatida durante a reunião no TCE-RO  - Gente de Opinião
A implementação em Rondônia do Cidade Educadora foi debatida durante a reunião no TCE-RO
A   possibilidade de implementação em Rondônia do programa Cidade Educadora, ação que visa integrar atividades sociais, culturais e institucionais para potencializar a capacidade educativa, foi o tema principal da reunião realizada na última quinta-feira (19), na sede do Tribunal de Contas (TCE-RO).

Participaram representantes de instituições parceiras da Corte de Contas, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Tribunal de Justiça (TJ-RO), a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) e a Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio).

Durante a atividade, houve exposição da proposta do Cidade Educadora, que compreende variados campos, além do acompanhamento pedagógico, entre os quais, comunicação, uso de mídias, cultura digital e tecnológica; cultura, arte e educação patrimonial; esporte e lazer; educação ambiental e sociedade sustentável; educação em direitos humanos; promoção da saúde e mundo do trabalho e geração de renda.

Trata-se, segundo exposto, de um modelo inovador, pois contribui não só para a educação, mas para a melhoria de outras instâncias sociais da vida cotidiana nas cidades, ao propor intercâmbio de conhecimentos, experiências e até de dificuldades, assim como elaboração de projetos em defesa dos direitos sociais, como educação, saúde, lazer, inclusão digital, lazer, entre outros, em várias instâncias, em atendimento à Constituição e às legislações infraconstitucionais que propõem que a educação deve ser atendida pela família, Estado e sociedade.

Já utilizado em diversos municípios brasileiros, o Cidade Educadora busca a concretização de políticas públicas democráticas e incentivadoras da participação cidadã nas ações urbanas em suas mais diversas instâncias.

Outro ponto importante: as cidades que implementam o programa passam a pertencer à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), tendo, como diretriz, práticas condizentes com os princípios da Carta das Cidades Educadoras, ou seja, orientadas ao compartilhamento das experiências em favor da gestão democrática participativa.

TCE-RO

Com relação ao TCE-RO, o Cidade Educadora guarda pertinência com ações realizadas ou incentivas pela Corte, como, por exemplo, o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz) e o Movimento Rondônia pela Educação, além do Plano Estratégico do Tribunal, horizonte 2016/2020, no que se refere ao objetivo de induzir o aperfeiçoamento de políticas públicas realizadas no Estado de Rondônia.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)