Porto Velho (RO) sábado, 19 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Programa Arca das Letras é implantado em Rondônia


O projeto-piloto do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, desenvolvido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, será implantado em Rondônia, segunda-feira (04), às 14 horas, com a instalação de uma biblioteca no assentamento São Pedro, município de Nova Mamoré. A ação faz parte de uma estratégia do Programa em parceria com a Delegacia Federal do MDA de Rondônia e do Programa Nacional de Crédito Fundiário para identificar o perfil das comunidades rurais e articular a ampliação das bibliotecas no Estado.

Cem famílias do assentamento São Pedro, localizado no município (fronteira com a Bolívia), serão beneficiadas com a biblioteca e contarão com dois dos seus moradores para incentivar a leitura e realizar o empréstimo dos livros. Eles serão capacitados como agentes de leitura, voluntários escolhidos pela comunidade.

Cada arca possui 200 livros, de literatura, didáticos e de pesquisa, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania.

Desde o lançamento do Programa, em dezembro de 2003, foram implantadas 2.361 bibliotecas em 21 Estados brasileiros, atendendo mais de 200 mil famílias com mais de 500 mil livros distribuídos e a capacitação de mais de 4 mil agentes de leitura. As Arcas também estão presentes em Cuba e Timor Leste, como cooperação técnica solidária.
 
Programa Arca das Letras
 
Criado em 2003, o Programa Arca das Letras é desenvolvido pela Coordenação de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA, com o objetivo e incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. 

Além de estimular a leitura, as expressões culturais e o processo participativo nas comunidades, que escolhem os assuntos que vão compor o acervo, o local onde a biblioteca vai ser instalada e indicam os agentes de leitura.

O programa possui uma rede de parceiros como o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/FNDE/MEC, Ministério da Cultura, Ministério de Minas e Energia/Luz para Todos, Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional, Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, Centros Culturais Banco do Brasil, OnG Missão Criança e movimentos sociais e sindicais ligados aos trabalhadores rurais. 

As Arcas são fabricadas como parte de projetos sociais contando com o apoio de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Prefeituras Municipais, detentos das penitenciárias de Petrolina/PE, Fortaleza/CE, Mossoró/RN, Vila Velha/ES e alunos em situação de risco social no Rio Grande do Sul (Fundação Pão dos Pobres) e portadores de necessidades especiais no Piauí (Centro de Profissionalização Integrado - CEPI), com recursos arrecadados das bilheterias dos CCBBs.

Fonte: INCRA/RO Ascom

Mais Sobre Política

Rondônia: Cursos da Escola do Legislativo reiniciam em fevereiro

Rondônia: Cursos da Escola do Legislativo reiniciam em fevereiro

Escola está de mudança para a nova sede, mais ampla e funcional que a atualA Escola do Legislativo deve iniciar o ano letivo na segunda quinzena de

QUANDO AS MULHERES ERAM OBEDIENTES

QUANDO AS MULHERES ERAM OBEDIENTES

No meio de tudo isto, verifico que a injustiça, geralmente, caminha à frente da justiça.

Rondônia continua em destaque no CFA

Rondônia continua em destaque no CFA

Rondônia continua fortalecido no âmbito da administração em Brasília. Mesmo com a mudança na presidência, o Estado continua representado na estrutur

Governo de Rondônia divulga calendário com feriados e ponto facultativo de 2019; Confira as datas em que não haverá expediente

Governo de Rondônia divulga calendário com feriados e ponto facultativo de 2019; Confira as datas em que não haverá expediente

O governador Coronel Marcos Rocha, por meio do decreto nº 23.522 de 14 de  janeiro de 2019, estabelece o calendário de datas em que não haverá expedie