Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Professora Úrsula Maloney recebe título de honra ao mérito


 Professora Úrsula Maloney recebe título de honra ao mérito  - Gente de Opinião

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em sessão solene proposta pelo deputado Zequinha Araújo (PMDB), concedeu na manhã desta terça-feira (08), o título de honra ao mérito à professora Úrsula Depeiza Maloney. O evento aconteceu no plenário do Poder Legislativo na presença de familiares, educadores, parlamentares e ex-alunos da homenageada que atuou no magistério em Porto Velho desde o ano de 1960.

Ao discursar, o deputado Zequinha Araújo destacou:  “a sua contribuição foi decisiva para a formação de milhares de jovens, ao longo de mais de 40 anos de trabalho. É o reconhecimento a uma mulher que simboliza a dedicação e o empenho pela nossa educação”. O parlamentar disse também que “a professora Úrsula sempre promoveu o melhor, sempre buscando alternativas e se dedicando à educação, aos alunos, aos jovens de Rondônia. É uma homenagem justa a uma pessoa que ajudou milhares, que formou cidadãos e que dedicou sua vida ao Estado. Muito obrigado por tudo”.

Já o deputado Ribamar Araújo (PT) destacou que Rondônia tem se destacado economicamente e disse que quando foi vereador teve a oportunidade de participar da homenagem a Úrsula Maloney na Câmara Municipal. “Chega um tempo na vida que não esperamos mais reconhecimento financeiro, mas pelo que representa que é o caso de Úrsula Maloney, que uma homenagem mais do justa”, observou.

O historiador Anísio Gorayeb falou que Úrsula Maloney usou sua vida em favor do desenvolvimento, porque não é uma professora, é uma educadora. “No Japão o único profissional que não precisa reverenciar o imperador é o professor, quem dera no Brasil chegue o dia em que o professor seja valorizado. É uma glória para esta Casa fazer tal homenagem porque se trata de uma professora que dedicou quatro décadas ao ensino, num tempo que não havia condições nenhuma. São pessoas como essa que precisam ser reverenciadas porque um povo sem passado é um povo sem memória e sem identidade”, enfatizou.

Na oportunidade, fez críticas em relação aos nomes das ruas de Porto Velho com nomes de frutas, ou semelhantes, os heróis e benfeitores deste município não são lembrados nem honrados, citando como exemplo o pai de Úrsula, Oscar Depeiza Maloney que foi o primeiro bombeador das Três Caixas D’Água.

A historiadora Yêda Borzarcov ao usar a tribuna, disse que existe uma amizade de mais de 60 anos entre ela e a homenageada. Afirmou que toda e qualquer homenagem a Úrsula Maloney é justa e merecida. Lembrou-se de fatos da infância, de quando eram vizinhas na rua D. Pedro II em Porto Velho. “Éramos confidentes, amigas e amigas íntimas”, disse. Yeda Borzacov destacou que sociedade alguma poderá se desenvolver se junto com sua economia não preservar sua história. E a professora Úrsula é um ícone da educação de Rondônia, portanto o deputado está de parabéns pela iniciativa e pelo registro na história.

No momento solene, os deputados Zequinha Araújo e Ribamar Araújo entregaram o título de honra ao mérito à Úrsula Maloney, que recebeu aplauso dos presentes.

A professora Úrsula Maloney, ao discursar da tribuna do plenário, falou sobre sua contribuição com a educação de Rondônia desde 1960 quando iniciou dando aula na Escola Estadual Duque de Caxias. “Senti uma grande responsabilidade ao pisar na sala de aula e assumir aquelas crianças, mas com três meses de aula escrive uma frase na lousa e uma criança leu, foi naquele momento que decidi ser professora. Uma grande emoção tomou conta de mim”, disse.

Destacou que os professores desta época não eram apenas educadores. “Íamos para cozinha fazer a merenda, limpávamos a escola, fazíamos de tudo pela educação”, disse.

Declarou a parlamentar: “A homenageada lembrou-se da época em que o pagamento dos servidores da educação era feito ao longo da BR-364. Não existia banco e tínhamos que percorrer toda a Rodovia para ajudar a efetuar o pagamento dos professores, correndo risco de morte, tentativas de assaltos. Mas vivi tudo isso com muito amor. Fui educadora numa terra de sofrimento com muito amor. Me orgulho de ser educadora em Rondônia, pois vejo que vários alunos passaram em nossas mãos e hoje são grandes profissionais como advogados, juízes, médicos,  professores e que agora deixam também suas marcas na história do estado”.

Ao encerrar o discurso Úrsula disse que a educação é o princípio de tudo. “Se não trabalharmos a educação não teremos mais nada a fazer no mundo. É a educação que ergue o país”, finalizou.

Quem é a homenageada

Nascida em 16 de dezembro de 1936, em Porto Velho, a professora Úrsula Maloney é formada em licenciatura curta em comunicação e expressão. É filha de pai barbadiano e sua mãe era mato-grossense. Seu pai foi o primeiro bombeiro hidráulico de Rondônia, sendo o responsável pelo bombeamento e manutenção das três caixas d’água, hoje símbolo de Porto Velho, capital de Rondônia. Úrsula Maloney tem dispensado seu tempo a relevantes serviços ao sistema de educação de Rondônia.

A professora Úrsula Maloney aposentou-se em 1994, com quase quarenta e quatro anos de serviços na educação. Atuou como supervisora e coordenadora na responsabilidade de orientar todos os municípios na instalação dos sistemas municipais de ensino no governo do coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Trabalhou como chefe de gabinete da Secretaria de Educação, assessorando a professora Marise Castiel. Foi professor nas escolas Duque de Caxias, Samaritana, Castelo Branco, Barão do Solimões, John Kennedy, Getulio Vargas, Escola Rio Madeira, Escola Antônio Ferreira da Silva e Colégio Dom Bosco.

Fonte: Carlos Neves, Liliane Olieira, Eranildo Luna e Elaine Maia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)