Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Profaz realiza levantamento das atividades feitas pelos parceiros visando alinhamento e monitoramento


O conselheiro Benedito Alves, coordenador geral do Profaz, falou do objetivo do programa de permitir aos municípios aproveitar seu potencial tributário-arrecadatório - Gente de Opinião
O conselheiro Benedito Alves, coordenador geral do Profaz, falou do objetivo do programa de permitir aos municípios aproveitar seu potencial tributário-arrecadatório

Foi realizada no último dia 29, na sede do Tribunal de Contas (TCE-RO), reunião de trabalho que contou com a participação de representantes de entidades públicas e privadas, parceiras na execução do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz).

A atividade teve a participação do coordenador geral do Profaz, conselheiro Benedito Antônio Alves, assim como do coordenador executivo, o auditor de controle externo Marc Uiliam Ereira Reis, e de toda a equipe do programa, composta por profissionais de múltiplas formações e instituições.

Na ocasião, o conselheiro Benedito agradeceu o envolvimento das instituições parceiras no programa, destacando o objetivo de possibilitar às administrações municipais rondonienses o conhecimento e os instrumentos necessários para aproveitar, da melhor forma possível, seu potencial tributário-arrecadatório.

Para contextualizar, o conselheiro fez um breve histórico do programa, envolvendo desde as reuniões iniciais até o lançamento, a implantação e a execução do programa, abordando ainda os encontros técnicos promovidos nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná (todos em 2017) e Vilhena (2018), onde houve participação efetiva de gestores e técnicos municipais.

Aproveitou ainda para convidar os novos parceiros a estarem presentes no próximo evento, que será realizado nos dias 30 de julho a 3 de agosto, no município de Cacoal, onde serão debatidos assuntos relativos aos eixos temáticos do Profaz, a saber: eixo I – modernização, sistematização, atualização, consolidação e disponibilização transparente da Legislação Tributária.

Eixo II – gestão integrada fazendária, qualidade e agilidade da atividade financeira dos municípios mediante a utilização de ferramentas de tecnologia da informação, recuperação de créditos tributários e implantação de medidas para a melhoria do Valor Adicionado Fiscal (VAF).

Eixo III – desenvolvimento econômico territorial sustentável, regularização fundiária urbana e rural e despertamento da vocação econômica dos Municípios visando o incremento da geração de emprego e renda e, por consequência, das receitas tributárias.

E o eixo IV – capacitação, aperfeiçoamento e treinamento de forma sistêmica e integrada dos recursos humanos que atuam de forma direta e/ou indireta na Gestão Fazendária.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Ainda durante a reunião, foram iniciadas as tratativas visando à elaboração do planejamento estratégico do Profaz. Coube ao secretário de Planejamento do TCE-RO, Juscelino Vieira, informar que o programa encontra-se em harmonia com o Plano Estratégico do TCE-RO, horizonte 2016/2020.

Citou também a importância da gestão estratégica para a estruturação, consolidação e monitoramento do Profaz, apresentando aos representantes das instituições parceiras uma planilha, a ser preenchida com sugestões e informações que possam vir a subsidiar as atividades de planejamento estratégico do programa.

Segundo Juscelino, é fundamental a participação de todos os atores envolvidos no programa, a fim de se construir um plano estratégico efetivo, com objetivos, metas, planos de ações e indicadores estabelecidos e que abranjam todas as esferas de atuação pretendidas com o Profaz.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)