Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Profaz realiza levantamento das atividades feitas pelos parceiros visando alinhamento e monitoramento


O conselheiro Benedito Alves, coordenador geral do Profaz, falou do objetivo do programa de permitir aos municípios aproveitar seu potencial tributário-arrecadatório - Gente de Opinião
O conselheiro Benedito Alves, coordenador geral do Profaz, falou do objetivo do programa de permitir aos municípios aproveitar seu potencial tributário-arrecadatório

Foi realizada no último dia 29, na sede do Tribunal de Contas (TCE-RO), reunião de trabalho que contou com a participação de representantes de entidades públicas e privadas, parceiras na execução do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz).

A atividade teve a participação do coordenador geral do Profaz, conselheiro Benedito Antônio Alves, assim como do coordenador executivo, o auditor de controle externo Marc Uiliam Ereira Reis, e de toda a equipe do programa, composta por profissionais de múltiplas formações e instituições.

Na ocasião, o conselheiro Benedito agradeceu o envolvimento das instituições parceiras no programa, destacando o objetivo de possibilitar às administrações municipais rondonienses o conhecimento e os instrumentos necessários para aproveitar, da melhor forma possível, seu potencial tributário-arrecadatório.

Para contextualizar, o conselheiro fez um breve histórico do programa, envolvendo desde as reuniões iniciais até o lançamento, a implantação e a execução do programa, abordando ainda os encontros técnicos promovidos nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná (todos em 2017) e Vilhena (2018), onde houve participação efetiva de gestores e técnicos municipais.

Aproveitou ainda para convidar os novos parceiros a estarem presentes no próximo evento, que será realizado nos dias 30 de julho a 3 de agosto, no município de Cacoal, onde serão debatidos assuntos relativos aos eixos temáticos do Profaz, a saber: eixo I – modernização, sistematização, atualização, consolidação e disponibilização transparente da Legislação Tributária.

Eixo II – gestão integrada fazendária, qualidade e agilidade da atividade financeira dos municípios mediante a utilização de ferramentas de tecnologia da informação, recuperação de créditos tributários e implantação de medidas para a melhoria do Valor Adicionado Fiscal (VAF).

Eixo III – desenvolvimento econômico territorial sustentável, regularização fundiária urbana e rural e despertamento da vocação econômica dos Municípios visando o incremento da geração de emprego e renda e, por consequência, das receitas tributárias.

E o eixo IV – capacitação, aperfeiçoamento e treinamento de forma sistêmica e integrada dos recursos humanos que atuam de forma direta e/ou indireta na Gestão Fazendária.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Ainda durante a reunião, foram iniciadas as tratativas visando à elaboração do planejamento estratégico do Profaz. Coube ao secretário de Planejamento do TCE-RO, Juscelino Vieira, informar que o programa encontra-se em harmonia com o Plano Estratégico do TCE-RO, horizonte 2016/2020.

Citou também a importância da gestão estratégica para a estruturação, consolidação e monitoramento do Profaz, apresentando aos representantes das instituições parceiras uma planilha, a ser preenchida com sugestões e informações que possam vir a subsidiar as atividades de planejamento estratégico do programa.

Segundo Juscelino, é fundamental a participação de todos os atores envolvidos no programa, a fim de se construir um plano estratégico efetivo, com objetivos, metas, planos de ações e indicadores estabelecidos e que abranjam todas as esferas de atuação pretendidas com o Profaz.

Mais Sobre Política

Sebrae leva Educação Empresarial à educadores de Porto Velho e distritos

Sebrae leva Educação Empresarial à educadores de Porto Velho e distritos

Mais de mil profissionais da educação municipal participaram de congresso e fórum sobre educação infantil

Confira as próximas etapas do concurso da Assembleia Legislativa

Confira as próximas etapas do concurso da Assembleia Legislativa

Resultados definitivos serão divulgados de forma independente, conforme natureza do cargo

Presidente da AMB visita Porto Velho na segunda-feira (24)

Presidente da AMB visita Porto Velho na segunda-feira (24)

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, embarca para Porto Velho quando receberá do TJRO o Colar do Mérito Ju

Servidor público afirma que sindicato dos servidores da justiça de Rondônia é inoperante

Servidor público afirma que sindicato dos servidores da justiça de Rondônia é inoperante

Bruno Oliveira, fala sobre a falta de representatividade do sindicato dos servidores da Justiça de Rondônia