Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PROCON Rondônia orienta consumidores sobre seus direitos durante greve dos Correios



Em virtude da greve deflagrada pelos servidores dos Correios, Muitos consumidores estão procurando o PROCON de Rondônia para buscara explicações e saber quais as recomendações do órgão quanto à greve dos Correios que afeta a entrega de correspondências.sendo que maioria deles tem a preocupação com a cobrança de juros e multas referentes a pagamentos de contas em atrasos.

Segundo o Coordenador do PROCON - Rondônia, Rui Costa, é dever e obrigação dos fornecedores que enviam cobranças por correspondência postal oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor (internet, fax, sede da empresa, depósito bancário, entre outras). "Todos esses meios, essas alternativas, devem ser divulgadas amplamente, para conhecimento do consumidor”, afirma.

O PROCON- Rondônia recomenda aos consumidores que se informem quanto a data de vencimento de suas contas e imediatamente entrem em contato com a empresa antecipadamente, pela internet ou pelo Serviço de Atendimento do Consumidor (SAC), solicitando outra opção para efetuar o pagamento a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos e juros, lembrando que o consumidor possui o dever de pagar suas contas em dias e cabe ao fornecedor mediar uma outra forma para que o consumidor não venha arcar com o prejuízo devido a greve dos correios.

PROCON Rondônia orienta ainda que a emissão do boleto não pode ser cobrada, conforme norma do Banco Central (Resolução 3.693/09). A cobrança já era considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois as despesas relacionadas ao processamento da fatura são de responsabilidade do fornecedor e não devem ser repassadas aos consumidores.

Caso o consumidor não consiga contato por meio do telefone ou internet, a indicação é que procure o PROCON para que o órgão de Defesa do Consumidor faça a intermediação. "No PROCON podemos auxiliar os consumidores e assim acionar as empresas e intermediar, mas o ideal é que o consumidor se antecipe ao dia do vencimento e evite a cobrança de juros”, informa Costa.
Compras e Encomendas a serviços dos Correios
Para aqueles que contrataram os serviços dos Correios na compra de um bem, a indicação é procurar os centros de distribuição para receber o produto. Mas se mesmo assim, o consumidor não tiver acesso à encomenda, é necessário entrar em contato com a empresa onde a compra foi efetuada. Se não houver solução, o contratante deve procurar um órgão de defesa do consumidor. O Balcão do PROCON- atende no Shopping Cidadão na Capital Porto Velho, Ji-parana e Rolim de Moura, e ainda nas regionais de Ariquemes e Vilhena e pelo atendimento via telefone no numero 151.

Fonte: PROCON /  Rui Costa

 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)