Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Procon Rondônia alerta consumidor sobre compras de natal


O coordenador-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RO), Rui Costa, faz um alerta aos consumidores sobre as compras de presentes no período natalino. Planejamento dos gastos, atenção redobrada nas promoções e trocas de produtos estão entre os principais cuidados que o consumidor deve se atentar quando for às compras.

“O consumidor não deve, em hipótese alguma, comprar pela indução do chamamento inicial das propagandas. Primeiro deve-se fazer uma pesquisa de preços sem fugir da qualidade do produto em que se pretende comprar. Em seguida, certificar se a oferta está sendo cumprida no balcão conforme o anunciado na propaganda. Por fim, saber se a loja oferece troca de produto caso esse não satisfaça a necessidade e/ou o gosto da pessoa a ser presenteada”, instrui o coordenador-geral do Procon, órgão ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

Planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário, alerta Rui Costa, lembrando que no início do ano as despesas fixas chegam à forma de boleto bancário, débito em conta e ou até mesmo em carnês e talões, como IPTU, IPVA, energia, água e aluguel. Gasto com material escolar também entra na lista dos custos no início do ano.

Gente de Opinião

Em Ji-Paraná o Procon funciona
das 7h30 às 17h30 no Shopping Cidadão

“Sempre que possível é preferível comprar à vista e pechinchar descontos. No caso de compra a prazo, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e quantidade de parcelas evitando gastos desnecessários”, sugere o coordenador do Procon.

O Código de Defesa do Consumidor assegura a troca de mercadorias somente se o produto apresentar defeito de fábrica e após ser levado para a assistência técnica, nos casos dos eletrodomésticos e eletrônicos, por exemplo. Portanto, é necessário observar as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em língua portuguesa. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade.

Rui Costa sugere, ainda, que as compras de natal não se tornem programas em família. “Evitar a presença de crianças às compras, pois a sensibilidade provocada pelos filhos podem levar os pais a assumirem dívidas não planejadas”.
 

Leia mais:

 Procon faz alerta aos pais sobre reajuste nas
matrículas e rematrículas escolares em Rondônia

 


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)