Terça-feira, 25 de março de 2014 - 12h26
Entre 95 a 98% das reclamações dos consumidores que recorrem ao Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) são resolvidas amigavelmente. Elas vão do funcionamento de um simples aparelho de telefone à aquisição de um veículo de luxo, conforme acentua o Gerente Regional da instituição em Porto Velho, Anderson Aguiar de Lima.
O Procon passou a integrar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor a partir da gestão do Governo da Cooperação, mais especificamente a partir de junho de 2013. Até hoje, 25, foram registrados 12.031 atendimentos nas cinco unidades implantadas nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.
De acordo com Anderson Aguiar de Lima, em Porto Velho diariamente são atendidos mais de 80 pessoas com as mais variadas reclamações. Ali, são registradas as reclamações e as empresas são notificadas para que apresentem uma solução para o problema.
A empresa tem dez dias para apresentar uma resposta com solução, caso contrário é agendada uma audiência na tentativa de uma conciliação. Não existindo o acordo, o processo é encaminhado à justiça, saindo da esfera administrativa e seguindo os tramites judiciais. As empresas têm muito respeito pelos órgãos de defesa do consumidor e o índice de solução aos problemas aumentou de maneira acentuada a partir da integração ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça.
Anderson Aguiar de Lima enfatiza que “estamos caminhando e realizando a efetiva defesa e orientação ao consumidor”. Como exemplo, ele relembra a ação realizada no ano passado em conjunto com a Vigilância Sanitária, Delegacia do Consumidor, o Ipem, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, quando fora deflagrada a megaoperação “Pente-fino” fiscalizando grandes, médios e pequenos supermercados, que ao final dos trabalhos apresentaram excelentes resultados”.
Texto: José Luiz Alves
Decom – Governo de Rondônia
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)