Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Primeiro Observatório Solidário realiza mais de 730 atendimentos à comunidade


 Ser solidário, ajudar ao próximo e receber sorrisos foi a essência do primeiro evento Observatório Solidário.

O Observatório Solidário é uma ação beneficente, realizada pela Associação do Observatório Ambiental Jirau de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (Observatório Ambiental Jirau) e  Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), que aconteceu no dia 22 de setembro na E.M.E.F. Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com o cantor Raul Seixas, “Sonho que se sonha junto é realidade”,  por isso, a organização do evento buscou parcerias para concretizar as ideias que estavam apenas no papel. Dessa forma, o poder público municipal, estadual, empresas, instituições públicas e privadas somou o número de  85 parceiros, que realizaram os atendimentos nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, esporte, lazer e responsabilidade social. E a comunidade, também, foi personagem principal, pois 35 voluntários participaram da organização e mobilização do evento.

A partir de 2018, o evento é parte do Calendário Ambiental de eventos do Observatório e tem por objetivo atender as necessidades da comunidade de Nova Mutum Paraná e adjacências.

Neste ano, foram realizados mais de 730 atendimentos, oferecidos gratuitamente, que prestaram os seguintes serviços: exames preventivos, atendimento odontológico, doação de mudas, recreação infantil, corte de cabelo, agendamento e triagem para emissão de documentos, dosimetria de mercúrio, teste neuropsicológico, aferimento de pressão, glicemia capilar, Cadastro Único, recadastro e transferência do CAD. Além de todas essas atividades, a comunidade recebeu orientações sobre: o meio ambiente, empreendedorismo para Microempresário, extensionismo rural, assuntos referentes à mulher e a respeito das queimadas em geral. Assim, foi possível levar cidadania e diversão para a comunidade.

Segundo o participante do evento, Elson Martins, eventos como o Observatório Solidário são muito importantes para localidades pequenas como Nova Mutum Paraná: “Fui atendido na unidade móvel do Tudo Aqui, que durante o evento está realizando agendamento e triagem para a emissão de documentos. Esse evento trouxe facilidade, pois aqui consigo agilizar o processo da emissão dos meus documentos”.

A solidariedade foi o ponto chave do evento, sendo representada pelos voluntários da comunidade de Nova Mutum Paraná, que doaram uma parte do seu tempo para ajudar o próximo, pelos parceiros e patrocinadores, que se dispuseram a ajudar o Observatório e a COOPPROJIRAU a concretizar o sonho de levar serviços gratuitos para comunidade.

O Observatório Ambiental Jirau e a COOPPROJIRAU agradecem à todos os voluntários, parceiros, patrocinados por ajudar na transformação de uma ideia em ação por meio do Observatório Solidário. Agora, além de comemorar esse sucesso, já é o momento de pensar no próximo, que venha o Observatório Solidário 2019!

Saiba quem são os amigos do Observatório Solidário 2018:

Primeiro Observatório Solidário realiza mais de 730 atendimentos à comunidade - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Em reunião realizada com a comunidade do setor chacareiro da Zona Leste de Porto Velho, foi anunciada a entrega dos títulos definitivos das terras à

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

O município de Nova União será beneficiado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Foi disponibilizado um recurs

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

À medida que as eleições municipais se aproximam em Porto Velho, a atenção se volta para os pré-candidatos que buscam se destacar nos diversos aspec

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)