Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Primeira turma de costureiras recebe certificado


Serão entregues nesta quarta-feira, 28, os certificados de conclusão do curso de corte e costura, da primeira de quatro turmas de mulheres chefes de família, residentes nos bairros Pantanal, Esperança da Comunidade e setor Chacareiro, em Porto Velho. O projeto "Costurando a Cidadania" é realizado pelo Centro Social "Madre Mazzarello", com apoio da Coordenação de Responsabilidade Social de FURNAS Centrais Elétricas S/A. Oitenta mulheres fazem parte do projeto. Vinte e duas concluíram a primeira etapa.

A entrega dos certificados será às 16 horas, do dia 28 de fevereiro, na sede do Centro Social "Madre Mazzarello", na rua Ibrahim Sued, s/nº, bairro Pantanal.

Segundo a assessora técnica da Coordenadoria em Porto Velho, Sandra Regina Nunes dos Santos, o projeto tem o objetivo de capacitar as mulheres jovens e adultas, que estão fora do mercado formal e informal de trabalho, possibilitando a autonomia financeira, econômica e social, através da capacitação e habilitação para o trabalho e na promoção do acesso aos serviços básicos e sociais e cidadania, ajudando na melhoria da qualidade de vida de suas famílias. Segundo Regina, o bairro Pantanal foi escolhido para a implantação do projeto-piloto devido ao alto índice de violência contra a mulher.

"As participantes neste projeto vão cumprir algumas etapas. Esta primeira turma, que encerra o curso de corte e costura, vai passar para o módulo de "Empreendedorismo". Elas serão capacitadas a se unirem e criar uma associação ou uma cooperativa de costureiras. Também receberão orientações sob os aspectos psicológico e de cidadania", explica a assessora.

FURNAS, em parceria com associações e centros sociais já desenvolveram em Porto Velho os projetos da fábrica de farinha, na comunidade do Betel; de biojóias, na vila da cachoeira do Teotônio; de produtos recicláveis, com catadores; e de avicultura – aves de postura, em Jacy-Paraná.

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)