Porto Velho (RO) domingo, 19 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Primeira turma de costureiras recebe certificado


Serão entregues nesta quarta-feira, 28, os certificados de conclusão do curso de corte e costura, da primeira de quatro turmas de mulheres chefes de família, residentes nos bairros Pantanal, Esperança da Comunidade e setor Chacareiro, em Porto Velho. O projeto "Costurando a Cidadania" é realizado pelo Centro Social "Madre Mazzarello", com apoio da Coordenação de Responsabilidade Social de FURNAS Centrais Elétricas S/A. Oitenta mulheres fazem parte do projeto. Vinte e duas concluíram a primeira etapa.

A entrega dos certificados será às 16 horas, do dia 28 de fevereiro, na sede do Centro Social "Madre Mazzarello", na rua Ibrahim Sued, s/nº, bairro Pantanal.

Segundo a assessora técnica da Coordenadoria em Porto Velho, Sandra Regina Nunes dos Santos, o projeto tem o objetivo de capacitar as mulheres jovens e adultas, que estão fora do mercado formal e informal de trabalho, possibilitando a autonomia financeira, econômica e social, através da capacitação e habilitação para o trabalho e na promoção do acesso aos serviços básicos e sociais e cidadania, ajudando na melhoria da qualidade de vida de suas famílias. Segundo Regina, o bairro Pantanal foi escolhido para a implantação do projeto-piloto devido ao alto índice de violência contra a mulher.

"As participantes neste projeto vão cumprir algumas etapas. Esta primeira turma, que encerra o curso de corte e costura, vai passar para o módulo de "Empreendedorismo". Elas serão capacitadas a se unirem e criar uma associação ou uma cooperativa de costureiras. Também receberão orientações sob os aspectos psicológico e de cidadania", explica a assessora.

FURNAS, em parceria com associações e centros sociais já desenvolveram em Porto Velho os projetos da fábrica de farinha, na comunidade do Betel; de biojóias, na vila da cachoeira do Teotônio; de produtos recicláveis, com catadores; e de avicultura – aves de postura, em Jacy-Paraná.

Mais Sobre Política

Prefeitura cria linha especial de ônibus para atender público da Portoagro

Prefeitura cria linha especial de ônibus para atender público da Portoagro

Objetivo é facilitar o acesso das pessoas que não dispõem de transporte próprio para chegar ao evento

MP-RO  adere ao Programa Mulher Viver sem Violência

MP-RO adere ao Programa Mulher Viver sem Violência

O Ministério Público de Rondônia formalizou, nesta sexta-feira (16/08), a adesão ao Programa Mulher Viver sem Violência, desenvolvido pelo Governo Fed

Sinjor abre nesta segunda-feira quinzena de filiação e regularização

Sinjor abre nesta segunda-feira quinzena de filiação e regularização

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor) abre nesta segunda-feira, 20 de agosto, sua quinzena de recebimento de manife

TJ/RO acata por unanimidade denúncia contra deputado estadual

TJ/RO acata por unanimidade denúncia contra deputado estadual

Por unanimidade, os desembargadores das Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça de Rondônia receberam nesta sexta-feira (17), queixa-crime c