Domingo, 29 de julho de 2007 - 08h39
Pela primeira vez na história do sistema penitenciário rondoniense, o Governo de Rondônia inicia nesta segunda-feira (30) uma série de atividades culturais e educativas nas unidades prisionais de Porto Velho. Trata-se da I Semana Cultural do Presidiário, que vai até o dia 05 de agosto e estará sendo coordenada pela Assessoria de Reinserção Social da Secretaria de Administração Penitenciária de Rondônia (Seapen) com a participação da sociedade civil e órgãos públicos.
O secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro, destacou que o evento faz parte da nova filosofia de gestão adotada pelo governador Ivo Cassol. Constantemente novas atividades e idéias estão sendo colocadas em prática no sistema prisional estadual, as quais estão dinamizando e criando oportunidades na área de reinserção social, e também reforçando o controle do Estado no Sistema, afirmou.
De acordo com a assessora da Seapen, Sirlene Bastos, independentemente da situação privativa de liberdade em que se encontram, os presos devem ter acesso à cultura, por se tratar de uma nova mentalidade de gestão penitenciária adotado pelo Estado.
As primeiras atividades do dia 30 estarão acontecendo na Penitenciária Feminina com a apresentação do Coral do Tribunal de Contas às 11 horas e sessão de filmes a partir das 15 horas.
Na terça-feira (31), a Banda Gospel João Paulo e Jane estará a partir das 9 horas fazendo show na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo; às 15 horas, o Grupo de Coreografia da Igreja Batista fará uma apresentação na Penitenciária Feminina; e na Penitenciária Ênio Pinheiro, o Grupo de Coreografia da Igreja Batista do Alphavile se apresentará também no mesmo horário.
Já na quarta-feira (01), as atividades acontecerão na Penitenciária Feminina com várias sessões de filmes a partir das 15 horas. No dia 02, às 9 horas, o Grupo de Dança da Melhor Idade do Sesc estará dançando o Carimbó, dança típica do Pará, na Penitenciária Ênio Pinheiro.
Para finalizar a I Semana Cultural do Presidiário, haverá no domingo (05) pela manhã sessão de filmes na Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro e a apresentação da Cia de Dança Nara Teixeira no Albergue Feminino da Capital.
Sobre a participação do Coral Vozes do Madeira na Semana Cultural, formado por serventuários do Tribunal de Justiça, esta foi cancelada pelo próprio Tribunal.
Fonte: Luiz Alexandre - Assessoria/Seapen
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c