Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Primeira Semana Cultural do Presidiário na capital


Pela primeira vez na história do sistema penitenciário rondoniense, o Governo de Rondônia inicia nesta segunda-feira (30) uma série de atividades culturais e educativas nas unidades prisionais de Porto Velho. Trata-se da I Semana Cultural do Presidiário, que vai até o dia 05 de agosto e estará sendo coordenada pela Assessoria de Reinserção Social da Secretaria de Administração Penitenciária de Rondônia (Seapen) com a participação da sociedade civil e órgãos públicos.

O secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro, destacou que o evento faz parte da nova filosofia de gestão adotada pelo governador Ivo Cassol. “Constantemente novas atividades e idéias estão sendo colocadas em prática no sistema prisional estadual, as quais estão dinamizando e criando oportunidades na área de reinserção social, e também reforçando o controle do Estado no Sistema”, afirmou.


De acordo com a assessora da Seapen, Sirlene Bastos, “independentemente da situação privativa de liberdade em que se encontram, os presos devem ter acesso à cultura, por se tratar de uma nova mentalidade de gestão penitenciária adotado pelo Estado”.

As primeiras atividades do dia 30 estarão acontecendo na Penitenciária Feminina com a apresentação do Coral do Tribunal de Contas às 11 horas e sessão de filmes a partir das 15 horas.

Na terça-feira (31), a Banda Gospel João Paulo e Jane estará a partir das 9 horas fazendo show na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo; às 15 horas, o Grupo de Coreografia da Igreja Batista fará uma apresentação na Penitenciária Feminina; e na Penitenciária Ênio Pinheiro, o Grupo de Coreografia da Igreja Batista do Alphavile se apresentará também no mesmo horário.

Já na quarta-feira (01), as atividades acontecerão na Penitenciária Feminina com várias sessões de filmes a partir das 15 horas. No dia 02, às 9 horas, o Grupo de Dança da Melhor Idade do Sesc estará dançando o Carimbó, dança típica do Pará, na Penitenciária Ênio Pinheiro.

Para finalizar a I Semana Cultural do Presidiário, haverá no domingo (05) pela manhã sessão de filmes na Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro e a apresentação da Cia de Dança Nara Teixeira no Albergue Feminino da Capital.

Sobre a participação do Coral “Vozes do Madeira” na Semana Cultural, formado por serventuários do Tribunal de Justiça, esta foi cancelada pelo próprio Tribunal.

Fonte: Luiz Alexandre - Assessoria/Seapen

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)