Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Primeira Semana Cultural do Presidiário na capital


Pela primeira vez na história do sistema penitenciário rondoniense, o Governo de Rondônia inicia nesta segunda-feira (30) uma série de atividades culturais e educativas nas unidades prisionais de Porto Velho. Trata-se da I Semana Cultural do Presidiário, que vai até o dia 05 de agosto e estará sendo coordenada pela Assessoria de Reinserção Social da Secretaria de Administração Penitenciária de Rondônia (Seapen) com a participação da sociedade civil e órgãos públicos.

O secretário de Administração Penitenciária, Gilvan Cordeiro Ferro, destacou que o evento faz parte da nova filosofia de gestão adotada pelo governador Ivo Cassol. “Constantemente novas atividades e idéias estão sendo colocadas em prática no sistema prisional estadual, as quais estão dinamizando e criando oportunidades na área de reinserção social, e também reforçando o controle do Estado no Sistema”, afirmou.


De acordo com a assessora da Seapen, Sirlene Bastos, “independentemente da situação privativa de liberdade em que se encontram, os presos devem ter acesso à cultura, por se tratar de uma nova mentalidade de gestão penitenciária adotado pelo Estado”.

As primeiras atividades do dia 30 estarão acontecendo na Penitenciária Feminina com a apresentação do Coral do Tribunal de Contas às 11 horas e sessão de filmes a partir das 15 horas.

Na terça-feira (31), a Banda Gospel João Paulo e Jane estará a partir das 9 horas fazendo show na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo; às 15 horas, o Grupo de Coreografia da Igreja Batista fará uma apresentação na Penitenciária Feminina; e na Penitenciária Ênio Pinheiro, o Grupo de Coreografia da Igreja Batista do Alphavile se apresentará também no mesmo horário.

Já na quarta-feira (01), as atividades acontecerão na Penitenciária Feminina com várias sessões de filmes a partir das 15 horas. No dia 02, às 9 horas, o Grupo de Dança da Melhor Idade do Sesc estará dançando o Carimbó, dança típica do Pará, na Penitenciária Ênio Pinheiro.

Para finalizar a I Semana Cultural do Presidiário, haverá no domingo (05) pela manhã sessão de filmes na Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro e a apresentação da Cia de Dança Nara Teixeira no Albergue Feminino da Capital.

Sobre a participação do Coral “Vozes do Madeira” na Semana Cultural, formado por serventuários do Tribunal de Justiça, esta foi cancelada pelo próprio Tribunal.

Fonte: Luiz Alexandre - Assessoria/Seapen

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

O médico clínico geral Maiquy Paulo, que atua em Ouro Preto do Oeste e cidades da região Central, além de atuar em Machadinho do Oeste e Alto Paraís

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)