Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Primeira reunião externa da CBIC aconteceu em Rondônia



A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) trouxe a Porto Velho o Conselho da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para a realização da reunião do Conselho Administrativo e Assembleia Geral que apontou os representantes eleitos para a gestão 2011/2014.

Entre as atividades previstas, os representantes da Construção Civil, que vieram de todas as partes do país, se surpreenderam com o Estado em franco desenvolvimento e tiveram a oportunidade de visitar o canteiro de obras das Usinas Hidrelétricas Jirau e Santo Antonio.

Em Jirau, a comitiva foi recebida pelo presidente da Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos, diretor institucional, José Lucio de Arruda Gomes e diretor de engenharia Maciel Paiva, que apresentaram dados do empreendimento e esclareceram os questionamentos dos engenheiros. Outra visita técnica também foi feita às obras da usina de Santo Antonio, onde a comitiva foi recepcionada pelo gerente de Relações Institucionais da Construtora Norberto Odebrecht, Valdemar Camata.

O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, ressaltou aos presentes que os investimentos no Estado transformaram Rondônia no principal elo entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste com o Peru. “Estamos no coração da América Latina, todo escoamento passa por Rondônia. Temos que aproveitar o potencial da nossa localização geográfica no país para estimularmos o crescimento do Estado”, frisou Baú.

Paulo Safady Simão, presidente da CBIC, acrescentou que a realização da reunião em Porto Velho proporcionou trazer engenheiros e representantes das entidades da construção civil de todo país e despertar neles o interesse em propiciar o investimento na região. “Rondônia tem hoje a oportunidade que outros Estados dariam tudo para ter. Duas usinas hidrelétricas são construídas simultaneamente em Porto Velho. Essa região será responsável pela geração de cerca de 6.000 MW de energia elétrica para contribuir para o desenvolvimento econômico do país. A Fiero e a CBIC andaram de mãos dadas para continuar estimulando o crescimento da economia industrial e escoamento da produção para o Estado”, afirmou.

A Semana da Indústria teve a sua programação encerrada na última sexta-feira, com uma recepção aos convidados na Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (AMERON).


 Fonte: Humberto Oliveira / Comunica
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)