Segunda-feira, 7 de abril de 2014 - 05h58
Nos dias 3 e 4 últimos Rondônia sediou a XVII Câmara os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária das regiões Norte, Nordeste e Espírito Santo. Durante dois dias presidentes de 13 estados da federação estiveram reunidos em Porto Velho para discutir ações e trocar informações sobre assuntos administrativos de suas unidades. O evento contou com a participação do presidente do Conselho Nacional (CFMV), Benedito Fortes de Arruda.
Realizada no auditório do Hotel Larison, a Câmara contou com dois momentos: um de palestras, realizado no primeiro dia, ficando o segundo dia para as discussões internas. As palestras apresentadas tiveram o intuito de levar ao conhecimento dos participantes as ações que estão sendo realizadas no estado de Rondônia. “Para isso nós convidamos instituições parceiras como o Idaron e Embrapa, que contribuem com o desenvolvimento agropecuário no estado”, diz o presidente do CRMV-RO, Rodrigo Bruno Loyo Cadette.
A primeira palestra da manhã foi proferida pelo Médico Veterinário do Idaron, Dr. Fabiano Alexandre, que apresentou os dados da Defesa Sanitária em Rondônia, mostrando o trabalho que vem sendo realizado no estado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e a Associação de Assistência Técnica e extensão Rural (Emater). Na segunda palestra a pesquisadora da Embrapa, Dra. Juliana Alves Dias falou da implantação do Laboratório de Qualidade do Leite no estado. Segundo a pesquisadora Juliana, a Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL) conta com dez laboratórios, todos distantes da região norte. Entretanto, em 2002, o Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite autorizou a criação de duas unidades, uma em Belém/PA e outra em Porto Velho/RO.
Enchentes e Processo ético
O período da tarde foi dedicado a assuntos administrativos. Em um primeiro momento a Médica Veterinária, Mestre em Vigilância em Saúde Dra Regia Pachêco Martins, membro do CRMV-RO e representando a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, mostrou aos participantes dados atualizados da atual situação em que se encontro o estado de Rondônia, por conseqüência da cheia do Rio Madeira. “É preciso divulgar o que realmente está acontecendo e mostrar que não estamos de braços cruzados”, alerta Dr. Rodrigo Cadette, lembrando que o Conselho tem acompanhado, através da Dra Régia, as ações em favor dos desabrigados, dos desalojados e dos animais.
Na sequência, para finalizar o primeiro dia de trabalho, o assessor jurídico do CRMV-RO, Dr. Filipe Carvalho, abordou o tema “o papel do presidente no processo ético. Penosa para uns, mais fácil para outros, o processo ético é uma ação que tem que ser executada com total imparcialidade. Dr. Filipe esclareceu a competência do presidente, dizendo que cabe a este receber a denúncia, ordenar a instauração e até mesmo arquivar sumariamente processos quando a denúncia não ferir o código de ética da categoria. Também foram discutidas situações hipotéticas a fim de prestar mais esclarecimentos.
No segundo dia a reunião foi fechada, permitindo somente a participação dos presidentes. Além da discussão para esclarecimento da Resolução 1022/13 foram tratados assuntos administrativos de interesse dos conselhos regionais, dos médicos veterinários e dos zootecnistas.
Fonte: Wania Ressutti
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim
Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira
A Presidente da FACER, Kelly Naahmara, e o Vice-presidente da entidade, Cícero Noronha, participaram de uma reunião realizada na Associação Comercia

Assembleia reforça Sejucel com mais de R$ 1,8 milhão para Cultura, Esporte e Lazer
A Casa de Leis aprovou, durante sessão ordinária na terça-feira (11), o Projeto de Lei (PL) 1187/25 e também o Projeto de Lei 1157/25 que, juntos,

Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)