Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidentes dos CRMV's reúnem-se em Rondônia


Nos dias 3 e 4 últimos Rondônia sediou a XVII Câmara os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária das regiões Norte, Nordeste e Espírito Santo. Durante dois dias presidentes de 13 estados da federação estiveram reunidos em Porto Velho para discutir ações e trocar informações sobre assuntos administrativos de suas unidades. O evento contou com a participação do presidente do Conselho Nacional (CFMV), Benedito Fortes de Arruda.

Realizada no auditório do Hotel Larison, a Câmara contou com dois momentos: um de palestras, realizado no primeiro dia, ficando o segundo dia para as discussões internas. As palestras apresentadas tiveram o intuito de levar ao conhecimento dos participantes as ações que estão sendo realizadas no estado de Rondônia. “Para isso nós convidamos instituições parceiras como o Idaron e Embrapa, que contribuem com o desenvolvimento agropecuário no estado”, diz o presidente do CRMV-RO, Rodrigo Bruno Loyo Cadette.

A primeira palestra da manhã foi proferida pelo Médico Veterinário do Idaron, Dr. Fabiano Alexandre, que apresentou os dados da Defesa Sanitária em Rondônia, mostrando o trabalho que vem sendo realizado no estado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e a Associação de Assistência Técnica e extensão Rural (Emater). Na segunda palestra a pesquisadora da Embrapa, Dra. Juliana Alves Dias falou da implantação do Laboratório de Qualidade do Leite no estado. Segundo a pesquisadora Juliana, a Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL) conta com dez laboratórios, todos distantes da região norte. Entretanto, em 2002, o Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite autorizou a criação de duas unidades, uma em Belém/PA e outra em Porto Velho/RO.

Enchentes e Processo ético

O período da tarde foi dedicado a assuntos administrativos. Em um primeiro momento a Médica Veterinária, Mestre em Vigilância em Saúde Dra Regia Pachêco Martins, membro do CRMV-RO e representando a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, mostrou aos participantes dados atualizados da atual situação em que se encontro o estado de Rondônia, por conseqüência da cheia do Rio Madeira. “É preciso divulgar o que realmente está acontecendo e mostrar que não estamos de braços cruzados”, alerta Dr. Rodrigo Cadette, lembrando que o Conselho tem acompanhado, através da Dra Régia, as ações em favor dos desabrigados, dos desalojados e dos animais.

Na sequência, para finalizar o primeiro dia de trabalho, o assessor jurídico do CRMV-RO, Dr. Filipe Carvalho, abordou o tema “o papel do presidente no processo ético. Penosa para uns, mais fácil para outros, o processo ético é uma ação que tem que ser executada com total imparcialidade. Dr. Filipe esclareceu a competência do presidente, dizendo que cabe a este receber a denúncia, ordenar a instauração e até mesmo arquivar sumariamente processos quando a denúncia não ferir o código de ética da categoria. Também foram discutidas situações hipotéticas a fim de prestar mais esclarecimentos.

No segundo dia a reunião foi fechada, permitindo somente a participação dos presidentes. Além da discussão para esclarecimento da Resolução 1022/13 foram tratados assuntos administrativos de interesse dos conselhos regionais, dos médicos veterinários e dos zootecnistas.

Fonte: Wania Ressutti

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)