Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Presidentes dos CRMV's reúnem-se em Rondônia


Nos dias 3 e 4 últimos Rondônia sediou a XVII Câmara os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária das regiões Norte, Nordeste e Espírito Santo. Durante dois dias presidentes de 13 estados da federação estiveram reunidos em Porto Velho para discutir ações e trocar informações sobre assuntos administrativos de suas unidades. O evento contou com a participação do presidente do Conselho Nacional (CFMV), Benedito Fortes de Arruda.

Realizada no auditório do Hotel Larison, a Câmara contou com dois momentos: um de palestras, realizado no primeiro dia, ficando o segundo dia para as discussões internas. As palestras apresentadas tiveram o intuito de levar ao conhecimento dos participantes as ações que estão sendo realizadas no estado de Rondônia. “Para isso nós convidamos instituições parceiras como o Idaron e Embrapa, que contribuem com o desenvolvimento agropecuário no estado”, diz o presidente do CRMV-RO, Rodrigo Bruno Loyo Cadette.

A primeira palestra da manhã foi proferida pelo Médico Veterinário do Idaron, Dr. Fabiano Alexandre, que apresentou os dados da Defesa Sanitária em Rondônia, mostrando o trabalho que vem sendo realizado no estado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e a Associação de Assistência Técnica e extensão Rural (Emater). Na segunda palestra a pesquisadora da Embrapa, Dra. Juliana Alves Dias falou da implantação do Laboratório de Qualidade do Leite no estado. Segundo a pesquisadora Juliana, a Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL) conta com dez laboratórios, todos distantes da região norte. Entretanto, em 2002, o Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite autorizou a criação de duas unidades, uma em Belém/PA e outra em Porto Velho/RO.

Enchentes e Processo ético

O período da tarde foi dedicado a assuntos administrativos. Em um primeiro momento a Médica Veterinária, Mestre em Vigilância em Saúde Dra Regia Pachêco Martins, membro do CRMV-RO e representando a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, mostrou aos participantes dados atualizados da atual situação em que se encontro o estado de Rondônia, por conseqüência da cheia do Rio Madeira. “É preciso divulgar o que realmente está acontecendo e mostrar que não estamos de braços cruzados”, alerta Dr. Rodrigo Cadette, lembrando que o Conselho tem acompanhado, através da Dra Régia, as ações em favor dos desabrigados, dos desalojados e dos animais.

Na sequência, para finalizar o primeiro dia de trabalho, o assessor jurídico do CRMV-RO, Dr. Filipe Carvalho, abordou o tema “o papel do presidente no processo ético. Penosa para uns, mais fácil para outros, o processo ético é uma ação que tem que ser executada com total imparcialidade. Dr. Filipe esclareceu a competência do presidente, dizendo que cabe a este receber a denúncia, ordenar a instauração e até mesmo arquivar sumariamente processos quando a denúncia não ferir o código de ética da categoria. Também foram discutidas situações hipotéticas a fim de prestar mais esclarecimentos.

No segundo dia a reunião foi fechada, permitindo somente a participação dos presidentes. Além da discussão para esclarecimento da Resolução 1022/13 foram tratados assuntos administrativos de interesse dos conselhos regionais, dos médicos veterinários e dos zootecnistas.

Fonte: Wania Ressutti

Mais Sobre Política

Aplicar recursos na educação é investir no crescimento do nosso Estado, afirma Alex RedanoP

Aplicar recursos na educação é investir no crescimento do nosso Estado, afirma Alex RedanoP

Cuidar da educação não é somente oferecer uma sala de aula e pagar professores, mas muito mais do que isso é oferecer condições adequadas e equipar as

Sargento Eyder Brasil contribuiu para a política de Regularização Fundiária no estado

Sargento Eyder Brasil contribuiu para a política de Regularização Fundiária no estado

O deputado Sargento Eyder Brasil (PSL) celebrou durante sessão extraordinária de quarta-feira (18), a aprovação do Projeto de Lei 481/2020, de autor

Vereadora Cristiane Lopes é autora de Leis importantíssimas para os cidadãos portovelhenses.

Vereadora Cristiane Lopes é autora de Leis importantíssimas para os cidadãos portovelhenses.

Cristiane Lopes (progressistas), teve diversas leis de sua autoria sancionadas durante esses quase quatro anos de mandato. A partir de agora são obr

Ponte sobre o Rio Urupá é uma das indicações do Sargento Eyder Brasil

Ponte sobre o Rio Urupá é uma das indicações do Sargento Eyder Brasil

A espera da Ponte sobre o Rio Urupá, que se arrastava há muitos anos, enfim pode ser concluída e entregue à população de Ji-Paraná, na terça-feira