Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente Médici assume responsabilidade de escolas



Estiveram reunidos no gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná (Semed), o prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro (PMDB) e o Secretário Municipal de Educação de Ji-Paraná, José Vanderlei Nunes para tratar da transferência de responsabilidades administrativas das escolas São Manoel e Rio São Francisco para o município de Presidente Médici.

Localizadas em áreas que ficam entre o município de Ji-Paraná e Presidente Médici, estas duas escolas sempre tiveram dificuldades para receber aplicação de recursos, inclusive federais por causa da dúvida se pertenciam ou não a Ji-Paraná ou Médici. Entretanto, a prefeitura de Ji-Paraná, através da Semed, sempre deu assistência necessária para o funcionamento das duas escolas.

Em meados do ano de 2009, em reunião com o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), secretário de educação de Ji-Paraná, José Vanderlei e o prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro (PMDB), ficou decidido que estas duas escolas passariam a pertencer ao município de Presidente Médici, inclusive os funcionários que serão cedidos com ônus para aquele município.

O prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM) ficou satisfeito com a decisão, sem medir esforços, deu total apoio para que a tramitação destes processos acontecesse da melhor maneira possível.

Foi então que no início de 2010 começou a tramitação do processo de transferência da Escola Rio São Francisco (6ª linha gleba G). Já a escola São Manoel (KM 14 saída para Presidente Médici) o processo tramita desde janeiro de 2011 e só deverá ser concluído em dezembro de 2012.

Segundo Vanderlei, os servidores que prestam serviço nestas escolas não terão prejuízo nenhum em seus salários ou lotações, continuará tudo da mesma forma. “Nossa intenção é fazer com que estas escolas não tenham complicações para receber aplicação de recursos por estarem em uma situação indefinida”, explicou Vanderlei.

José Ribeiro afirmou ainda, que foi feita a limpeza das estradas da Vila Santo Antônio que dá acesso à escola Rio São Francisco e que espera a conclusão da liberação de recursos do governo do Estado para a construção do prédio em alvenaria desta escola, emenda solicitada pelo Deputado Estadual, Jesualdo Pires (PSB). Para a escola São Manoel, já está sendo providenciada a pintura e outros reparos necessários do prédio.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo chama atenção para prevenção e tratamento em 20 de fevereiro

Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)