Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente Laerte Gomes afirma que agirá para acabar com cartel dos laticínios em Rondônia

Parlamentar afirma que empresas têm incentivos ficais, enquanto as famílias do campo não cobrem os custos da produção


Presidente Laerte Gomes afirma que agirá para acabar com cartel dos laticínios em Rondônia - Gente de Opinião

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), no pequeno expediente da sessão ordinária de terça-feira (28), parabenizou o Governo pela Rondônia Rural Show, considerado um sucesso de negócios e de público. Ele também disse estar disposto a agir para acabar com o cartel dos laticínios existente no Estado.

O parlamentar registrou a revolta dos produtores de leite e disse ter visto as notas fiscais apresentada por um casal, verificando que alguns laticínios pagam R$ 0,90 pelo litro, enquanto outros pagam R$ 0,85.

“O laticínio Italac paga um pouco mais, mas há dois meses não manda nota fiscal para o produtor, somente um papel. É por isso que nos últimos dois anos houve uma queda de 25% no setor. Se não for feito algo pelo Estado agora, vai cair mais”, alertou.

Laerte disse já ter conversado com o governador Marcos Rocha para irem até a Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso Ltda (Coopnoroeste), em Araputanga (MT), buscar um modelo para que o produtor possa sair das mãos dos laticínios.

“Enquanto as indústrias têm de 90% a 95% de isenção de impostos, o produtor não tem nenhum incentivo. O que se ganha não cobre os custos de produção. Precisamos rever essa questão. O leite é um dos principais produtos que aquece o comércio, principalmente nas pequenas e médias cidades de Rondônia”, acrescentou o parlamentar.

Ele disse, ainda, que a Assembleia Legislativa está ao lado dos produtores, e assim os parlamentares farão tudo o que tiver que ser feito. “O governador está o lado produtores, vamos agir unidos para resolver o problema”, especificou.

O presidente Laerte Gomes afirmou que não pode aceitar o cartel de laticínios liderado pelo Grupo Italac. “Vamos encarar esse cartel, porque a conta não fecha. Leite e derivados estão cada vez mais caros nos mercados e os produtores estão ganhando pouco”, detalhou Laerte.

Ainda sobre a Rondônia Rural Show, o presidente da Assembleia disse esperar que também seja um sucesso de resultados. “Parabéns ao governador Marcos Rocha e ao secretário de Agricultura, Evandro Padovani, que estiveram todos os dias acompanhando a programação”, destacou.

O parlamentar também agradeceu aos colegas deputados que participaram da sessão itinerante realizada na Rondônia Rural Show. Ele disse que conversou muito com o governador Marcos Rocha e que o convívio foi importante. “Rondônia vai avançar”, assegurou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)