Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente do PT/RO parabeniza Estado com a aprovação da PEC



“O Estado de Rondônia está de parabéns com a aprovação da PEC-483 que trata da transposição dos servidores estaduais para os quadros da União”, declarou Tácito Pereira atual presidente do Partido dos Trabalhadores de Rondônia.

Pereira reconhece o papel de toda a Bancada Federal de Rondônia na aprovação da PEC, mas faz um destaque especial do contribuição da bancada petista no Congresso Nacional. “A autoria da PEC da transposição, como ficou conhecida, foi da Senadora petista Fátima Cleide que apresentou ainda no ano de 2005 numa tramitação recorde foi aprovada e seguiu para a Câmara de Deputados, foi relatada pelo Deputado Federal Eduardo Valverde que também contou com o apoio do Deputado Anselmo de Jesus”, comentou Tácito.

“A Bancada Petista no Congresso Nacional tem uma atuação voltada para trazer benefícios para o Estado de Rondônia, sem se preocupar com as críticas que adversários políticos fazem, muitas vezes por puro desconhecimento. A Bancada do PT no Congresso composta por dois Deputados Federais e uma Senadora da República faz emendas no Orçamento Geral da União para todos os municípios do Estado de Rondônia sem se preocupar com a opção partidária do Prefeito Municipal, pois quem não pode sofrer é a população dessas cidades”, declarou Pereira.

“Ao mesmo tempo quando é apresentado qualquer projeto por parte dos parlamentares petistas é para também trazer benefícios para Rondônia, como é o caso da PEC da transposição, pois segundo levantamento do próprio governo estadual poderá trazer a economia de R$ 15 milhões por mês, quando a Senadora apresentou tal proposta foi preocupada com o servidores estaduais e com a economia da folha de pagamento do Estado”, informou Tácito.

“O PT dá uma demonstração de que está preocupado com o estado de Rondônia. Quando fazemos críticas ao Governo Estadual sobre a precária situação das políticas públicas é por que é pura realidade. Não se pode negar a situação caótica que os trabalhadores de educação passam no Estado, que muitas das vezes tem que trabalhar de forma improvisada, há denuncias que educadores do Distrito de Iata de Guajará Mirim correm risco de vida ao serem transportados em carros sem o mínimo de segurança quando vão dar aulas”, argumentou o presidente do PT/RO.

Tácito declara ainda que “o Governador do Estado tem feito diversas críticas a Senadora Fátima Cleide e ao Prefeito Roberto Sobrinho, muitas delas são infundadas ou por falta de informações, mas o atual Governo não tem tido a mesma preocupação em solucionar os problemas de saúde e segurança do Estado”.

“Esses dois setores passam por uma séria crise em Rondônia, há um aumento do índice de violência na capital do estado e algumas cidades principalmente Ariquemes e não vemos uma resposta ágil por parte do Governador, em vez disso fica tecendo críticas ao PT, críticas que nada ajudam o estado, muito pelo contrário atrapalha, quem está frente do Governo Estadual é o atual governador e não o PT, cabe a ele apresentar respostas aos problemas”, enfatizou Pereira.

“A educação em Porto Velho não passa pelos problemas que o estado vive hoje, e tenho certeza que se a segurança fosse responsabilidade da prefeitura de Porto Velho, a situação estaria bem melhor”, observa o presidente do PT/RO.

“O Governador do Estado recentemente fez críticas sobre a interligação elétrica dos estado de Rondônia e Acre ao Sistema Integrado Nacional que ocorreu no último dia 23 de outubro, com isso os cofres da União irá economizar R$ 864 milhões por ano com a queima de combustível, porém somente após a interligação é que o governo se dar conta que irá perder ICMS da venda de combustível ou seja terá uma redução na arrecadação do Estado em torno de 12%. O governador sabia dessa situação a muito tempo, por que não preparou o estado para esta interligação e inclusive para a queda de arrecadação? Essa é uma demonstração clara e inequívoca que ele não preparou o Estado para sair do sistema isolado elétrico.”, enfatizou Tácito.

Tácito Pereira, disse que o Estado precisa urgente achar uma saída para recompor essa perda de ICMS, “independente das críticas infundadas feitas pelo governador ao PT, o Partido dos Trabalhadores no Congresso Nacional se colocará a disposição para buscar uma alternativa junto ao Governo Federal e evitar mais essa perda”. 

Fonte: Ascom PT/RO

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)