Quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 11h17
O Presidente do PT Rondoniense Tácito Pereira elogiou a aprovação da PEC 483/05, conhecida como PEC da Transposição, na noite desta quarta-feira, 16, na Câmara dos Deputados. A PEC foi aprovada por 379 votos favoráveis.
A PEC 483 teve origem no Senado Federal, apresentada pela Senadora Fátima Cleide do PT no ano de 2005, prevê a transferência para os quadros da União dos Servidores Estaduais que assim optarem, podendo fazer uma economia para os cofres de Rondônia de quase 40 milhões mensais. “Ainda no Senado a PEC foi aprovada em duas votações com muita celeridade, pois contou com a boa articulação da parlamentar petista”, comentou Tácito.
O atual presidente do PT/RO esclareceu também que “já no mesmo ano a referida PEC da transposição seguiu para a Câmara de Deputados aonde o Deputado Federal Eduardo Valverde do Partido dos Trabalhadores e Coordenador da Bancada de Rondônia foi escolhido como relator do Projeto, que de forma democrática conversou com todos os parlamentares de Rondônia e lideranças de partidos políticos solicitando seu apoio para a aprovação”.
“Diferentemente de algumas acusações feitas pelo atual grupo político que se encontra a frente do Governo Estadual, o Partido dos Trabalhadores jamais abandonou esta propositura, jamais abandonou a PEC da Transposição, pois além de entendermos que o projeto em sendo aprovado é benéfico para o Estado, sua iniciativa partiu da Senadora Fátima Cleide em conjunto com o Deputado Federal Eduardo Valverde, ambos parlamentares do Partido dos Trabalhadores”, esclarece Tácito Pereira.
Inclusive no dia da votação foi fundamental a participação da bancada do PT e do Prefeito Roberto Sobrinho de Porto Velho que se reuniram com o Líder do PT na Câmara Deputado Henrique Fontana (PT/RS) que garantiu apoio e empenho na tramitação da matéria e que o mesmo assumiu: “Trata-se de uma injustiça a ser corrigida com o Estado de Rondônia que busca sua estruturação como ente importante da Federação”.
O Presidente do PT/RO lamenta que “haja um desespero deste grupo político em pregar a desunião do Estado, fazendo acusações e insinuações que em nada ajudam o futuro do Estado de Rondônia. Para o PT, não importa a divergência que temos com o Governador do Estado, seus Deputados Estaduais, Federais ou Senador, o importante é que sempre veremos a população do Estado como objetivo final, a economia que será feita para Rondônia”.
A postura do PMDB também é elogiada pelo Presidente do PT. “O PMDB que é da base aliada do Governo do Presidente Lula também sofreu esse processo de acusação por parte do mesmo grupo político, mas seus parlamentares nunca arredaram o pé de fazer a defesa da PEC da Transposição”, esclareceu Tácito.
Para o Presidente do PT/RO Tácito Pereira, “foi fundamental também o papel que o movimento sindical cutista teve na mobilização e pressão para a aprovação da PEC, inclusive marcando presença em Brasília no dia da votação, visitando gabinete por gabinete dos Deputados Federais, principalmente os lideres partidários”.
“É bom destacar que a luta ainda não acabou, é preciso ter uma segunda votação ainda na Câmara dos Deputados e como teve alterações deverá voltar para o Senado, a mobilização dos servidores públicos, dos sindicatos cutistas, da bancada federal de Rondônia precisa ser mantida, para que esta PEC seja efetivamente aprovada, sancionada e implantada em Rondônia, fazendo justiça com nosso Estado”, enfatiza Tácito Pereira.
Fonte: Ascom/PT/RO
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)