Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente do Incra vem a Rondônia lançar Plano de Titulação


Garantir que a produção das famílias assentadas pela reforma agrária em Rondônia seja feita de maneira sustentável e com segurança jurídica. Essa é a proposta do Plano de Titulação e Regularização Ambiental dos Assentamentos de Rondônia, fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Governo de Rondônia, cujo lançamento acontece nesta sexta-feira (26/10), às 7h30, no auditório do Incra em Porto Velho e contará com a presença do presidente do Incra, Carlos Guedes, e do governador Confúcio Moura.

Na solenidade será firmado termo de cooperação ambiental entre o Incra, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), que permitirá dar celeridade à emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos lotes e também à expedição das licenças prévias (LP) e de instalação e operação (LIO) dos assentamentos. O acordo ainda prevê a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com os produtores rurais assentados para recuperação de áreas degradadas. “É vontade do Incra e do governador garantir que os assentamentos produzam, mas sempre com respeito ao meio ambiente”, explica o superintendente do Incra em Rondônia, Luiz Flavio Carvalho Ribeiro.

Também serão beneficiados pelo trabalho conjunto os moradores dos Projetos de Assentamento Jequitibá e Margarida Alves, cujos processos para realizar o manejo florestal receberam anuência do Incra e começam a ser analisados pela Sedam. “É um sonho antigo para que possamos trabalhar e que agora vai virar realidade”, revela Salustiano Lacerda, presidente da Agrof - Associação da Linha 45 e assentado no projeto Jequitibá.


Títulos definitivos

Outro ponto de destaque da parceria é a titulação definitiva dos agricultores assentados em projetos do Incra. Graças ao trabalho da Secretaria de Agricultura (Seagri) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foram georreferenciadas (medidas de acordo com as coordenadas geográficas e com descrição das características, limites e confrontações) as parcelas dos projetos de assentamento Machadinho e Buritis.

Tal trabalho foi entregue ao Incra no início de outubro e já permitiu o início da expedição dos títulos definitivos. Vinte documentos serão entregues aos assentados nesta sexta-feira, às 10h no Centro Cultural de Machadinho D’Oeste e às 15h no CTG Helio Rossani, em Buritis. Esses títulos representam o princípio de um trabalho de titulação dentro dos assentamentos que, em complementação ao Terra Legal (que titula posses fora dos projetos do Incra) pretende pôr fim à insegurança jurídica de quem trabalha no meio rural rondoniense sem ter o título da propriedade em mãos.


Criação de assentamentos

Durante sua vinda a Rondônia o presidente do Incra ainda assinará as portarias de criação de três assentamentos. O Projeto de Assentamento (PA) Águas Claras, localizado em Vilhena, beneficiará 61 famílias. Em Corumbiara, o PA Renato Natan terá lotes para 30 famílias e em Machadinho D’Oeste 424 famílias serão assentadas no PA Belo Horizonte.


AGENDA

Lançamento do Plano de Titulação e Regularização Ambiental dos Assentamentos de Rondônia

Horário:07h30

Local:Auditório do Incra/RO – Avenida Lauro Sodré, 3050 – Bairro Costa e Silva

 

Lançamento em Machadinho

Horário:10h00

Local:Centro Cultural de Machadinho D’Oeste

 

Lançamento em Buritis

Horário:15h00

Local:CTG Helio Rossani

 
Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)