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Presidente da Frente dos Portos pede celeridade para liberação de novos recursos para o Porto Público de Rondônia



Em audiência na terça-feira (09/05) na Secretaria Nacional dos Portos, o deputado federal Marcos Rogério (DEM-RO), presidente da Frente em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil, e o presidente da Sociedade dos Portos e Hidrovias, Leudo Buriti, pediram que o governo dê celeridade para o processo de investimentos federais no porto público em Rondônia.

Juntamente com o presidente da SOPH, Marcos Rogério informou ao secretário Luiz Otávio de Oliveira o andamento do projeto de revitalização e modernização da gestão no porto e o andamento do processo de licitação para a compra de equipamentos, além da construção de dois novos prédios: um armazém para carga geral e a construção da nova sede administrativa.

Ja foram repassamos cerca de R$ 20 milhões  e há outros R$ 4 milhões empenhados, confirmados pelo secretário nacional dos Portos, o convênio prevê o montante de R$ 27 milhões que devem ser investidos até o final de 2018. Também está confirmada a prorrogação do contrato de arrendamento da Hermaza, que já opera granéis sólidos no porto há 20 anos.

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“Era preciso realinhar as tratativas, pois houve mudanças na estrutura administrativa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A equipe técnica que coordenava os investimentos da SOPH na Secretaria dos Portos foi substituída no início de maio”, relatou o presidente Marcos Rogério.

Outro ponto discutido na reunião foi o decreto presidencial que será editado pelo governo, concedendo maior autonomia aos Portos Públicos Delegados, uma reivindicação da Associação Brasileira de Portos e da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação.

O projeto contempla, também, a restauração de vias e pátios asfaltados do Porto e a restauração do Cais Flutuante, instalado há 25 anos. A SOPH terá dois anos para executar todo o plano de trabalho em parceria e com apoio da SEP. O projeto de revitalização e modernização da gestão do porto foi elaborado pelo Governo de Rondônia.

Fonte: Jornal de Humaitá

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