Segunda-feira, 10 de dezembro de 2012 - 17h29
A exemplo do ano passado a prefeitura de Porto Velho inicia as atividades natalinas do projeto Natal de Todos, com a abertura da visitação ao presépio que acontece nesta segunda-feira, 10, das 18h ás 22h.
Em 2011 foi apresentado a população portovelhense uma grande exposição de presépios em miniaturas que retratavam o nascimento de Jesus em diversas culturas. A novidade deste ano é a apresentação de um único presépio com personagens em tamanho natural.
Em 2011 a Mostra de Presépios recebeu mais de 20 mil visitantes de vários estados brasileiros e até do exterior, recorde que o prefeito Emerson Castro gostaria que se repetisse. “O presépio deste ano foi montado no intuito de reavivar o verdadeiro sentido natalino que o nascimento de Jesus e gostaríamos que todas as famílias que moram ou estão visitando a nossa capital fossem conferir este belo trabalho que retrata o espírito do natal”, diz o prefeito.
Ao entrar na galpão 1, do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, os visitantes vão se deparar com a cena “A Anunciação”, descrita na bíblia como momento em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela foi a escolhida por Deus para gerar o salvador e, durante toda a visitação, os portovelhenses e turistas vão poder conferir uma série de cenários que mostram ao público como viviam as pessoas na época do nascimento de Jesus.
O cenário, que demorou apenas 2 meses para ser montado por artesão da Associação São Tiago Maior e artistas anônimos de Porto Velho foi montado em cerca de 460 metros quadrados onde cada cenário conta uma história que será transmitida aos visitantes através dos guias disponíveis no local.
Os personagens que compõe o presépio foram confeccionados em gesso e estão vestido com figurinos de tecidos que se assemelham aos utilizados na época, as casas são de madeira, pintadas e caracterizadas como naquele tempo e todo o espaço foi decorado com plantas naturais.
Uma atenção especial foi dada as profissões que eram exercidas, durante a visitação pode-se conferir oleiros, ferreiros, pastores de ovelhas, a feira livre, onde eram vendidos alimentos, carnes, peixes e até escravos.
Segundo Léo Félix, coordenador e idealizador do presépio, o resgate do natal de jesus é a maior intenção do grupo de artesãos. “É claro que todos nos queremos mostrar o nosso trabalho, mas o objetivo maior desta exposição é o resgate do verdadeiro sentido do natal, aquele que existe entre os cristãos, nestes tempos de consumismo é necessário reavivar a memória das pessoas a cerca desta data que não é apenas época de troca de presentes e mesas fartas e, sim, um tempo de reflexão, partilha e fraternidade”, diz o coordenador.
A mostra que abre as portas nesta segunda-feira, 10, vai até o dia 06 de janeiro, Dia de Reis, de segunda a domingo, das 18h as 22h.
Fonte: Edina Silva
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)